Siga-nos:

Os 10 biquínis mais famosos

 
Moda

Os 10 biquínis mais famosos

O biquíni é uma peça de vestuário com mais de 65 anos de idade que é tão apreciada por homens como por mulheres. Descubra quais são os 10 biquínis mais famosos e conheça um pouco melhor um dos símbolos da cultura pop mundial.

1. Primeiro biquíni oficial famoso

A apresentação oficial do biquíni ao mundo foi um espetáculo que esteve quase para não acontecer. Ao que tudo indica, o estilista Louis Réard teve muitas dificuldades em encontrar uma mulher que estivesse disposta a ser modelo de uma peça de roupa de dimensões tão reduzidas. A sua sorte (e a de milhares de banhistas) foi a de que Micheline Bernardini, dançarina francesa de 19 anos, aceitou o desafio. Assim, a estreia do biquíni ocorreu a 5 de julho de 1946 com o desfile de Bernardini em fio dental num evento de moda que decorreu na Piscina Molitor, na cidade de Paris. Este evento foi capa de jornal e, à conta disso, a jovem dançarina francesa recebeu mais de 50 mil cartas de vários fãs.

2. Biquíni às bolinhas

O biquíni às bolinhas ficou conhecido depois do lançamento da música “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, de Brian Hyland, em 1960. A música narra a história de uma rapariga muito tímida que tinha vergonha de usar em público o seu novo biquíni às bolinhas. Desde então, esta música teve várias versões em muitas línguas diferentes. 

3. Biquíni de Annette Funicello nos filmes Festa na Praia

Annette Funicello

Os adolescentes começaram a andar de biquíni em todo o lado graças ao desempenho de Annette Funicello nos filmes Festa na Praia, de 1960. A atriz e o ator Frankie Avalon, foram os protagonistas deste género de filmes que dava a conhecer como é que os adolescentes se podiam divertir na praia. Num dos primeiros filmes de Festa na Praia, Funicello apareceu com um fato de banho de duas peças cor-de-rosa e espalhou uma nova tendência de moda nunca vista até então.

4. Biquíni com cinto Bond Girl

Bond Girl

O biquíni com cinto Bond Girl foi popularizado pela atriz suíça Ursula Andress quando estava a sair de água, com uma concha na mão, no filme Agente Secreto 007 (Dr. No), de 1962. Por causa desta cena, o biquíni ficou tão conhecido como os carros de James Bond, o agente secreto mais popular do mundo. Em 2001, este biquíni foi vendido em leilão por aproximadamente 46 mil euros/105 mil reais. No ano seguinte, em 2002, como forma de homenagem, a atriz Halle Berry usou um biquíni laranja com a mesma forma no filme 007 – Morre Noutro Dia.

5. Primeiro fato de banho na revista Sports Illustrated

Sports Illustrated

Em 1964, a revista Sports Illustrated apresentou, pela primeira vez, aquela que seria a sua maior fonte de receitas futuras: a edição de fatos de banho. Na capa da revista estava a modelo alemã Babette March a surfar com um biquíni branco na localidade de Cozumel, no México. Na altura, este biquíni causou uma enorme sensação e a modelo chegou a receber várias propostas de casamento por parte dos leitores da revista. Desde então, este tipo de fato de banho não só vendeu milhares de exemplares em todo o mundo, como também se tornou num dos símbolos da cultura pop americana.

6. Biquíni de pele de Raquel Welch no filme Quando o Mundo Nasceu

Raquel Welch

A atriz Raquel Welch ficou conhecida a nível mundial graças ao biquíni de pele que vestiu no filme Quando o Mundo Nasceu, de 1966. A sua imagem curvilínea foi usada como capa de cartaz para promover o respetivo filme e inspirou muitas mulheres de todo o mundo. Este biquíni em pele (apesar de não fazer muito sentido) fez com que Welch se tornasse numa das mulheres mais desejadas da década de 70.

7. Biquíni de Phoebe Cates no filme Viver Depressa

Biquíni de Phoebe Cates

A atriz Phoebe Cates participou no filme Viver Depressa, de 1982, e protagonizou uma das cenas mais quentes do cinema da década de 80 ao sair de uma piscina com um biquíni vermelho de dimensões reduzidas. Nesta mesma cena, a atriz tira a parte de cima do biquíni e beija de forma apaixonada o ator Judge Reinhold. O único senão é de que se trata apenas de um sonho.

8. Biquíni dourado da Princesa Leia no filme Star Wars – O Regresso do Jedi

O Regresso do Jedi

O biquíni que a princesa Leia Organa usou no filme Star Wars – O Regresso do Jedi é um dos biquínis mais famosos de sempre. Tratou-se de um biquíni dourado em forma de algemas que a princesa usou quando se encontrava refém de Jabba. Desde então, o biquíni de Leia tornou-se objeto de culto por parte de milhares de fãs e é muito utilizado em convenções relacionadas com a Star Wars em todo o mundo.

9. Uniforme oficial das jogadoras de voleibol olímpico

Jogadoras de voleibol olímpico

As pessoas jogam voleibol de praia em fatos de banho há várias gerações. Portanto, quando o desporto passou a ser olímpico, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos da América, em 1996, foi natural que as mulheres jogassem em biquíni. No entanto, nem todas as pessoas ficaram adeptas de um uniforme tão reduzido e consideraram-no como uma tentativa cínica de chamar atenção para o desporto. Outras praticantes defenderam que o biquíni olímpico não fica preso na areia, nem restringe os movimentos do corpo.

10. Primeiro biquíni do concurso Miss América

Miss América

Em 1997, o concurso Miss América autorizou que as suas concorrentes desfilassem em biquíni como forma de classificar e promover a fisionomia feminina. Esta terá sido a primeira vez nos 77 anos de história da competição que houve a oportunidade das participantes usarem biquíni e mostrarem as suas formas. A parte do concurso que estava reservada ao desfile em biquíni contava cerca de 15% para a pontuação final das concorrentes. Dessa forma, as concorrentes andavam em palco em trajes de banho e em saltos altos, com o intuito de exibirem a sua aptidão física geral e a sua postura corporal.

Comentários (0)