Siga-nos:

10 dicas para uma pele fantástica

 
Beleza

10 dicas para uma pele fantástica

Ivana Saccani

A pele é o maior órgão do corpo humano, cobrindo cerca de 2 m2 da sua superfície e representando aproximadamente 16% do seu peso total. Números à parte, a pele tem um papel fundamental na saúde e bem-estar geral: serve de escudo ao proteger os músculos e órgãos vitais de lesões e o sistema imunitário de bactérias nocivas, evita a evaporação de fluidos corporais essenciais e defende o corpo contra o sol. Para assegurar todas estas características e manter a sua pele sempre radiante, siga estas dicas.

  1. Rotina de beleza. Uma pele perfeita exige um ritual de cremes diário e adequado ao seu tipo de pele. No entanto, nem oito, nem oitenta, ou seja, não é a quantidade de cremes que vai manter a sua pele resplandecente, mas sim a sua qualidade. Limpar, esfoliar, hidratar e proteger do sol são as quatro regras de ouro para manter a pele em forma e, no que toca a cuidados diários, saiba que não deve utilizar produtos que contenham mais de dez ingredientes cada – caso contrário aumenta as probabilidades de secura e irritação cutânea. Em adição, espere sempre 5 minutos entre as diferentes aplicações, para dar tempo para que cada produto actue adequadamente.
  2. Ingredientes indispensáveis. Não são apenas os rótulos dos alimentos que devemos saber ler, também os dos cosméticos, produtos de beleza e tratamentos spa são importantes. Saiba quais os melhores ingredientes para uma pele luminescente: tudo que termine em “ácido” (expulsa as células mortas, melhora o processo de hidratação e, consequentemente, o aspecto geral da pele); “retinol” (a melhor arma contra as rugas, incentiva a produção de colagénio para uma pele lisa e saudável); oligopéptido (excelente combatente anti-rugas); vitamina C e E (poderosos antioxidantes para uma pele hidratada e luminosa); caviar, cafeína e todo o tipo de uvas, vinhos, frutos vermelhos e silvestres (os melhores antioxidantes para prevenir o envelhecimento e manter a pele jovem).
  3. Cuidado com os cosméticos. A maquilhagem tão depressa pode tirar como acrescentar-lhe anos de vida, por isso, há que ter o máximo de cuidado com os cosméticos. As principais precauções passam por não partilhar maquilhagem e/ou acessórios de aplicação, ter atenção aos seus prazos de validade e nunca deitar-se sem retirar a maquilhagem, mesmo que sejam cinco da manhã!
  4. O sol como amigo. A nossa pele adora e precisa do sol, mas não em excesso. Nunca é demais relembrar os cruciais cuidados solares que devemos respeitar ao máximo: creme hidratante com índice SPF adequado nos meses mais quentes do ano; protector solar ajustado ao seu tom de pele; a sua aplicação deve ser feita 20 a 30 minutos antes de sair de casa para permitir uma excelente absorção e depois de duas em duas horas na praia, piscina ou campo; chapéu e óculos de sol são escudos protectores fundamentais; assim como evitar a exposição solar nas horas de maior calor (11h00-16h00).
  5. Batom protector. Não largue o seu batom de cieiro, nem no Inverno, nem no Verão – juntamente com a zona das pálpebras e do peito, os lábios são uma das áreas do corpo onde a pele é mais fina, por isso, necessita de uma protecção extra.
  6. Cremes naturais. Engana-se se pensa que os cremes mais caros são, de facto, os melhores para a pele. A maior tendência em termos de cuidados corporais centra-se, neste momento, nos produtos 100% naturais e orgânicos… não há nada como experimentar.
  7. Anti-envelhecimento. Não espere pelas primeiras rugas de expressão para ir a correr comprar um creme anti-envelhecimento. Inclua este produto na sua rotina de beleza antes de chegar aos 30 anos, para poder prevenir o aparecimento precoce das linhas do tempo.
  8. Sem stress. O stress e a ansiedade reflecte-se na pele das mais variadas formas – tez baça, acne, vermelhidão ou brilho – e todas elas desagradáveis. Mantenha os níveis de stress em baixa com um estilo de vida onde há tempo para tudo aquilo que é bom e faz falta ao organismo: dormir bem, alimentar-se saudavelmente, praticar exercício físico, brincar com alegria, trabalhar q.b., amar muito… a sua pele agradece.
  9. Apague o cigarro. Está mais do que provado que, para além de acelerar o processo de envelhecimento, quem fuma tem mais rugas do que quem não fuma. Não quer parecer sempre mais nova do que aquilo que o seu bilhete de identidade anuncia?
  10. Alimentação adequada. Nós somos o que comemos e a nossa pele também tem preferências no que toca aos seus alimentos preferidos. O que enviamos para dentro do organismo acaba, mais tarde ou mais cedo, por se ver por fora – não só em matéria de peso, mas também em termos da saúde e luminosidade da pele. Saiba quais são os melhores alimentos para uma pele fantástica e faça questão de os incluir na sua dieta diária.
Comentários (0)