Siga-nos:

10 erros de maquilhagem que as mulheres cometem

 
Beleza

10 erros de maquilhagem que as mulheres cometem

A maquilhagem tornou-se uma ferramenta indispensável na vida de qualquer mulher e na sua confiança e autoestima. Mesmo para as mulheres que não utilizam cosméticos no dia-a-dia e só recorrem ao estojo de maquilhagem em ocasiões especiais existem muitos erros comuns que (quase) todas tendem a cometer e que podem arruinar a harmonia de uma boa maquilhagem e um rosto bonito e atraente. Aqui ficam 10 desses erros, para que os saiba prevenir!

1. Não preparar e hidratar a pele antes da maquilhagem

Muitas mulheres ignoram que o maior segredo para uma maquilhagem perfeita é a manutenção e hidratação da sua pele. Para manter a pele fantástica e constantemente hidratada é aconselhável beber muita água, não fumar, dormir bastante para evitar o surgimento de olheiras e proteger a pele do sol socorrendo-se sempre de um protetor solar. Não se deve esquecer que a maquilhagem, independentemente da qualidade, não pode suprir os maus tratos que dá à sua pele.
Escamotear a aplicação de um primário é outra das omissões no tratamento do rosto que antecede a aplicação da maquilhagem. O primário prepara a pele para receber os produtos e resulta numa superfície mais clara e hidratada e maquilhagem mais duradoura.

2. Guardar o estojo de maquilhagem na casa de banho

Poder-se-ia dizer que se trata de uma regra não escrita entre as mulheres. Guardar o estojo de maquilhagem na casa de banho seca os produtos e não só pode estragá-los irremediavelmente como os sujeita à acumulação de bactérias devido à humidade. Deve arrumar o estojo num lugar fresco e seco.

3. Não cuidar das sobrancelhas

Sobrancelhas bem cuidadas e arranjadas transformam completamente a expressão do rosto e do olhar e normalmente as mulheres não lhes dedicam a atenção que merecem. Preencha as sobrancelhas com um lápis ou sombra discretos, sem exageros e escove no final para retirar o excesso que ficou do produto.

4. Dormir maquilhada

Dormir sem limpar a maquilhagem é um erro típico no qual quase todas as mulheres incorrem e que pode provocar danos indeléveis e irreversíveis. Não é irrelevante lembrar que a maquilhagem não só retira a luminosidade da sua pele, envelhecendo-a, como é extremamente prejudicial à saúde, sendo uma importante fonte de reações alérgicas e irritação e impedindo que a pele respire corretamente, tapando os poros.

5. Usar demasiado pó-de-arroz

Exagerar na aplicação do pó-de-arroz dá à sua pele um aspeto pouco natural e saudável e fá-la ter um ar envelhecido. A função do pó de arroz é a de disfarçar certas imperfeições da pele, por isso utilize-o com parcimónia e aplique-o somente onde precisa, na chamada zona T do seu rosto (centro da testa, cana do nariz e saliência do queixo) e, levemente, nas bochechas.

6. Não aplicar base no pescoço

Este é um dos chamados erros tradicionais da maquilhagem. Muitas mulheres aplicam a base (mesmo que não em excesso) em todo o rosto e discriminam a zona do pescoço, deixando à vista a linha da base na zona do queixo e a flagrante desproporção na tonalidade da pele.

7. Demasiado pó bronzeador

A utilização de pó bronzeador em doses corretas confere à sua pele um ar natural e saudável, mas se o aplicar em excesso deixa a pele com um tom cor de laranja que denuncia o excesso de pó bronzeador e pode ficar com aspeto de quem passou demasiado tempo no solário. Passe o pó bronzeador apenas na zona T e um pouco no pescoço.

8. Excesso de maquilhagem no geral

O desejo de destacar, simultaneamente, todas as zonas do rosto manifesta-se na aplicação de demasiada maquilhagem e pode dar um ar algo caricatural, absolutamente indesejável. O objetivo da maquilhagem é chamar a atenção para uma determinada zona ou característica que deseje salientar, como os olhos, ou a boca, mas saiba ser moderada e respeite critérios de proporção para alcançar a combinação perfeita.

9. Não limpar as escovas e os pincéis

Seja por manifesta negligência ou falta de tempo, boa parte das mulheres não se dedica à limpeza do material de maquilhagem. Não se deve esquecer que as escovas e os pincéis absorvem todas as bactérias, detritos e poluição que o seu rosto coleciona no dia-a-dia, e utensílios usados e sujos prejudicam a aplicação e o resultado da maquilhagem.

10. Maquilhar-se sob luz artificial

A generalidade das mulheres maquilha-se na casa de banho, onde tendencialmente deixa guardado o estojo na maquilhagem. Ao maquilhar-se sob luz artificial não terá a perceção correta da cor do rosto, o que pode resultar na aplicação excessiva ou deficiente de determinado produto, como a base ou o pó bronzeador. Recorra a luz natural sempre que possível.

Comentários (0)