Siga-nos:

10 tratamentos corporais para fazer em casa

 
Beleza

10 tratamentos corporais para fazer em casa

Os banhos diários e as agressões ambientais que fustigam a nossa pele fazem com que esta necessite mais do que a aplicação regular de um bom creme hidratante. Mime-se dos pés à cabeça com um destes 10 tratamentos corporais que pode facilmente preparar e desfrutar em casa, conforme as necessidades da sua pele. O resultado? Uma pele de bebé à qual ninguém vai conseguir resistir…

1. Máscara corporal de banana e abacate

100% hidratante, a ação desta máscara é tão intensiva e duradoura que,  nesse dia, não terá de aplicar o seu creme hidratante habitual. Numa taça, junte o miolo de 1 abacate maduro, 1 banana esmagada e ¼ copo de iogurte natural e misture bem. Com a ajuda de uma espátula (ou até com as mãos) aplique a máscara em todo o corpo, envolvendo-se de seguida numa toalha de banho. Durante os próximos 15 minutos, relaxe e deixe que esta máscara corporal faça a sua magia – no final, retire no banho e seque bem a pele.

2. Esfoliante corporal de café

Com uma ação refirmante, desintoxicante e hidratante que combate, em simultâneo, a celulite, este é o esfoliante corporal que faltava na sua vida! Numa taça, junte 1½ copo de açúcar, ¼ copo de grãos de café moídos, ¼ copo de coco ralado, ¾ copo de azeite e misture até todos os ingredientes estarem ligados. De seguida, adicione 1 colher de chá de mel e 3-5 gotas de um óleo essencial à sua escolha e misture. Certifique-se que tem a pele húmida e comece a esfoliar o corpo de cima para baixo – no final, tome um duche quente para desfazer e retirar por completo este delicioso esfoliante. Guarde o restante esfoliante num Tupperware: hermeticamente selado, tem um prazo de validade de 1 a 2 semanas à temperatura ambiente... para poder repetir o ritual as vezes que lhe apetecer!

3. Loção corporal calmante

Para peles irritadiças ou simplesmente como ritual pós-praia, esta loção corporal é refrescante, tranquilizadora e extremamente hidratante – exatamente o que a sua pele precisa depois de um dia ao sol. Misture 1 copo de aloé vera, 20 gotas de vitamina E e 8 gotas de óleo essencial de limão. Aplique generosamente na pele, deixe atuar em profundidade e… tenha sempre à mão!

4. Banho luxuoso de leite

Para os dias em que apetece simplesmente relaxar enquanto o tratamento corporal faz o resto, sugerimos um luxuoso banho: encha a banheira com água quente, adicione 3 ou 4 copos de leite, entre e deixe-se envolver pela suavidade que só o ácido láctico presente no leite tem o poder de oferecer. No final, nem vai reconhecer a sua pele, de tão suave que está…

5. Óleo de massagem de chocolate

As massagens fazem maravilhas ao corpo e à pele e se a elas juntar um delicioso óleo de chocolate, será a cereja em cima do bolo! Coloque ½ quadrado de chocolate amargo (100% cacau) e ½ colher de chá de mel numa taça e aqueça no micro-ondas durante 20 a 30 segundos; misture e adicione ¼ colher de chá de extrato de baunilha, 2 a 3 colheres de chá de água (a quantidade dependerá da consistência do mel utilizado), 1 pitada de noz-moscada e misture bem. Deite ¼ copo de óleo de amêndoas doces num frasco, seguido da mistura de chocolate. Feche a tampa e agite bem antes de cada utilização, aquecendo sempre um pouco nas mãos antes de aplicar no corpo. Derreta a sua pele com mimos, graças a este óleo de massagem irresistível que pode ser usado a solo ou acompanhada

6. Envolvimento corporal de frutos silvestres

Prepare a pele para o verão com este envolvimento corporal recheado de antioxidantes: com os ingredientes à temperatura ambiente, coloque 1/3 copo de mirtilos, 1/3 copo de amoras ou framboesas, 1/3 copo de arandos (frescos ou secos), 1 colher de chá de orégãos frescos e 1 colher de chá de canela na liquidificadora até obter uma mistura cremosa. A este preparado, junte 4 colheres de sopa de iogurte natural e 3 colheres de sopa de mel, misturando bem. Leve o envolvimento corporal para o duche e comece por esfoliar primeiro o corpo (veja as duas propostas de esfoliantes neste artigo!); depois, afaste-se do chuveiro, mas coloque a temperatura da água no máximo para criar vapor; desligue a água e massaje o envolvimento com movimentos circulares em todo o corpo, aplicando a totalidade do produto. Deixe atuar durante 5 a 10 minutos, antes de retirar tudo com água morna. Seque e aplique um bom creme hidratante… a sua pele está agora pronta para o sol!

7. Óleo corporal hidratante

Encha um frasco de vidro com tampa com 1 copo de pétalas de rosa orgânicas e esmague-as cuidadosamente; de seguida, cubra-as com 1 copo de óleo de amêndoas doces (em alternativa, pode usar azeite ou óleo de sésamo). Feche o frasco com a tampa e deixe repousar durante uma semana num local escuro e fresco. Depois do tempo de repouso, abra o frasco e coe o óleo corporal – agora está pronto para ser aplicado e é perfeito para ter um momento spa diariamente, ou seja, sempre que sair do banho…

8. Envolvimento corporal de iogurte e mel

Para as peles mais secas ou para combater a inevitável secura que os meses mais frios do ano implicam para os nossos corpos, este envolvimento corporal vai devolver-lhe toda a suavidade que pensava ter perdido. Numa taça, junte 2 a 6 copos de iogurte natural, 1 a 3 copos de mel, 1 a 3 copos de aloé vera e misture muito bem. Envolva o corpo com película aderente (ou com um saco plástico grande que pode abrir ao meio) para assegurar o calor do corpo, o que vai abrir os poros e intensificar a ação deste tratamento corporal. Por fim, envolva-se numa toalha e relaxe durante 20-25 minutos. Retire e tome um duche morno para retirar todos os resíduos… e deslumbrar a sua “nova” pele.

9. Esfoliante corporal de citrinos

Para devolver a luminosidade à pele e contribuir para uma maior e melhor circulação, nada como um esfoliante natural à base de cítricos. Num frasco de vidro com tampa junte 50 ml de óleo de amêndoa, 25 gotas de óleo essencial de toranja, 14 gotas de óleo essencial de tangerina, 10 gotas de óleo essencial de lima, 6 gotas de óleo essencial de lavanda e agite bem. Deite o líquido numa taça e aos poucos junte 90 gramas de sal grosso, mexendo sempre até obter uma pasta consistente; deixe repousar durante 60 minutos e depois transfira para um frasco de vidro com tampa. Use este produto natural para esfoliar o corpo uma vez por semana e assista à evolução contínua da sua pele!

10. Banho de champanhe e mel

Um tratamento para o corpo e para a alma, este banho sedutor junta dois ingredientes irresistíveis: champanhe e mel. Misture 1 colher de sopa de óleo de amêndoas doce com 5 gotas de óleo essencial de rosa e 5 gotas de óleo essencial de sândalo; depois adicione ½ copo de mel, misturando bem todos os ingredientes. À medida que vai enchendo a banheira, vá introduzindo a mistura já feita. Quando a banheira já tiver cheia, junte o conteúdo de uma garrafa de champanhe e, para um toque ainda mais sumptuoso, uma mão cheia de pétalas de rosas. Entre, feche os olhos e mime a pele dos pés à cabeça. Para desfrutar sozinha… ou a dois

Comentários (1)
maria aparecida alves da silva
Sábado, 08/03/2014 - 02:19
Tudo de bom!!