Siga-nos:

15 dicas para emagrecer

 
Saúde & Bem-estar

15 dicas para emagrecer

O segredo para emagrecer é muito simples, basta que consumamos menos calorias do que as que precisamos! Porém, comer menos não é tão fácil como parece, seja porque ficamos com fome ou porque simplesmente não temos noção das calorias que consumimos ou mesmo da nossa necessidade calórica.

Desta forma, para que comece a sua dieta com o pé direito, deixamos aqui algumas dicas que vão ajudar a controlar a sua alimentação e a melhorar a sua saúde.

1. Mude a sua alimentação aos poucos

Se vai iniciar uma dieta, deve desde logo esquecer aquelas dietas malucas em que só pode comer um alimento. Nunca se esqueça que a dieta é uma maratona e não uma corrida de velocidade, por isso, comece por fazer pequenas mudanças na sua alimentação e assim que se sentir confortável, já pode fazer mais algumas.
Se de um momento para o outro mudar a sua alimentação e passar a consumir pouquíssimas calorias, correrá o risco de cair em tentação e comer aqueles doces muito deliciosos e calóricos.

2. Não compre aperitivos

Deixe de comprar aperitivos lá para casa, porque se os tiver vai acabar por os comer. Pelo outro lado se não os tiver e, mesmo que lhe apeteça, dificilmente terá vontade de sair de casa para os comprar.

3. Limpe a sua dispensa

Para além de deixar de comprar aperitivos menos saudáveis, deverá também fazer uma limpeza aos seus armários de forma a eliminar as refeições menos saudáveis. Mas lembre-se que não tem de as deitar fora e muito menos comê-las para acabar com elas… pode simplesmente oferecer a outras pessoas que gostem.
Depois, não se pode é esquecer de escolher com cuidado tudo o que vier a comprar.

4. Leve comida de casa

Controlar o que se come quando se almoça fora de casa é muito complicado, por isso, se tiver possibilidade opte por levar a sua comida de casa. Não só poupará dinheiro, como conseguirá controlar o que come.
Se não conseguir fazer isto todos os dias, então faça sempre que tiver hipótese.

5. Coma um pequeno-almoço reforçado

Um dos principais erros que deve desde logo evitar é «saltar» o pequeno-almoço. Se o fizer, vai estar sem comer durante muitas horas e como consequência o metabolismo vai abrandar e entrar em modo de poupança.
Um bom pequeno-almoço que contenha uma boa dose de proteína e hidratos de carbono complexos logo pela manhã fará com que ao longo do dia consiga manter uma alimentação mais saudável. Já para não falar que terá menos vontade de comer doces.

6. Use e abuse dos vegetais

Adicionar vegetais às refeições, permite acrescentar à sua alimentação uma boa dose de vitaminas e minerais e, acima de tudo, uma boa dose de fibra. A fibra fará com que se sinta mais saciada e como tal não terá necessidade de comer tanta comida.

7. Opte pelo menu pequeno

Se está naquela fase em que lhe apetece um hambúrguer suculento ou uma boa dose de batatas fritas e não consegue resistir a esse desejo, não há problema! Importante é que opte pelo menu pequeno, pois desta forma conseguirá saciar o desejo e não fugirá muito à sua dieta.

8. Guarde espaço para a sobremesa

Parece-lhe estranho? A verdade é que comer um doce ajuda a controlar a sua dieta, mas claro que terá que reservar algumas calorias diárias para este momento. Comer alguns doces de vez em quando é uma boa forma de não cair em tentações e descontrolo.
Opte por doces que não sejam exageradamente calóricos ou então por porções pequenas. Um bom exemplo é substituir o chocolate de leite por chocolate preto.

9. Não vá dormir sem comer

Passar demasiado tempo sem comer, incluindo à noite, é um dos principais erros de algumas dietas. Não comer nada antes de deitar, só fará com que venha a acordar maldisposta e que no dia seguinte lhe apeteça comer tudo o que aparece à frente.
Antes de ir para a cama, faça um pequeno lanche à base de proteína e hidratos de carbono complexos, assim não passará fome durante a noite, nem irá acordar a «morrer» de fome. Importante, é reservar algumas calorias diárias para este lanche!

10. Fique em forma

A melhor forma de perder peso é ficar em forma! É verdade que é esta é daquelas situações em que é mais fácil falar do que fazer. Mas para que se sinta motivada, pode desde já ficar a saber que o aumento da massa muscular é muito importante para a sua saúde, seja porque aumenta o metabolismo, seja porque lhe permite encarar o dia-a-dia com mais energia.
Caso não tenha hipótese de frequentar um ginásio ou de realizar treinos mais longos, então comece por fazer alguns exercícios de força sempre que tiver tempo. Aproveite os longos intervalos dos programas televisivos ou então os momentos mais parados quando estiver a cozinhar… já sabe, mais vale pouco do que nada!

11. Reserve uma hora por dia

Reserve uma hora por dia para fazer coisas divertidas e saudáveis com os seus amigos ou família. Pode por exemplo substituir um habitual jantar semanal por uma sessão de caminhada a passo rápido, desta forma, poderá à mesma colocar a conversa em dia e ao mesmo tempo estará a olhar pela sua saúde.

12. Escolha uma playlist animada

Nunca lhe aconteceu sentir mais energia quando ouve uma música animada de que gosta? É verdade, as músicas mais animadas costumam dar uma dose extra de energia. Por isso, pode aproveitar esta «adrenalina» extra para aumentar o rendimento do seu treino e dessa forma conseguirá queimar mais algumas calorias.
Por isso, já sabe… nada de músicas calmas durante o treino!

13. Corra 15 min por dia

Correr 15 min por dia é uma excelente forma de consumir mais calorias e de manter o seu sistema cardiovascular em forma. Por isso, se tiver disponibilidade não deixe de o fazer!

14. Opte por sessões de treino mais animadas

Se não gosta de frequentar o ginásio porque é muito «chato», então pondere a participação em aulas de grupo como, por exemplo, o zumba. Desta forma não só estará a fazer algum exercício, como também estará a conviver com outras pessoas em sessões muito animadas.

15. Leve o seu cão a passear

Se tem cão, então não deixe de aproveitar a oportunidade para fazer uma caminha diária de 15 min. Assim não só estará a proporcionar um momento agradável ao seu cão como estará a contribuir para a sua própria saúde.

Comentários (0)