Siga-nos:

5 Factos sobre Coco Chanel que provavelmente desconhece

 
Moda

5 Factos sobre Coco Chanel que provavelmente desconhece

Conhecida como um dos maiores ícones da moda francesa e mundial, Coco Chanel revolucionou o mundo da moda através da sua simplicidade glamorosa e transformação do guarda-roupa feminino. Apesar de conhecermos bem a sua arte não podemos dizer o mesmo da sua vida, e quem não tem curiosidade em conhecer a pessoa que venceu no feroz mundo da moda? Descubra 5 factos que provavelmente desconhecia sobre esta diva da moda!

1. Passado

Várias histórias são contadas sobre a sua infância e a verdade é que a maioria foi inventada pela própria Coco Chanel numa tentativa de esconder um passado humilde e sem glamour. A diva era órfã e por isso cresceu num convento de freiras, conhecido pelas más condições e maus tratos exercidos. Nos primeiros anos da sua adolescência, Chanel cantou em vários cabarés para oficiais de cavalaria francesa. Supõe-se que foi por volta desta altura que surgiu o nome “Coco”, devido a uma música chamada “Qui qu’a vu Coco” que cantava com frequência. O seu nome verdadeiro era Gabrielle Bonheur Chanel.

2. Um pouco mais curto

Coco revolucionou a forma das mulheres se vestirem quando mudou as regras da moda ditadas pelos homens: encurtou o comprimento da saia, aliviou tecidos e masculinizou com elegância os seus tão conhecidos casacos. Estas alterações nunca perderam o requinte francês e tornaram-se um ícone de moda que prevalece até aos dias de hoje.

3. Chanel Nº5

Coco Chanel foi a primeira designer conhecida a lançar uma fragrância com o seu nome, influenciando todas as casas de moda a seguir esta tendência. O famoso N.º 5, mundialmente conhecido, representava o número de sorte de Coco. Em 1924 vendeu a maior parte dos seus direitos comerciais referentes ao perfume Chanel N.º 5, decisão da qual se arrependeu profundamente, pois lutou mais de 20 anos para recuperar o controlo total da marca “Parfums Chanel”.

4. Pele morena na moda?

Chanel também é conhecida por lançar a tendência da pele bronzeada. Em 1920, após uma viagem à Riviera Francesa, Coco exibia uma pele dourada que foi copiada por milhares de mulheres em Paris, lançando a moda de que pele morena simbolizava glamour e saúde.

5. Carteiras Chanel

Para liberar as mulheres de levarem as bolsas nas mãos, padrão normal da marca até aqueles dias, Coco desenhou e criou o famoso modelo 2.55, de alça metalizada entrelaçada com tecido. Esta carteira viria a ser um dos ícones mais importantes da marca e ainda utilizado nos dias de hoje. O nome advém da junção do mês e do ano em que foi criada – fevereiro de 1955.

A marca está na mão de Karl Lagerfeld, diretor artístico da casa Chanel, desde 1983. Compartilhando a visão de Coco, Lagerfeld afirma que Chanel possuía um estilo único e intemporal, algo com que nos podemos identificar imediatamente.

Comentários (0)