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6 dicas para deixar de fumar

 
Saúde & Bem-estar

6 dicas para deixar de fumar

O tabagismo é a principal causa de morte de cancro de pulmão em todo o mundo. Todos os anos milhões de pessoas morrem devido a doenças relacionadas com cancro que são provocadas direta ou indiretamente pelo tabaco. O consumo de tabaco encontra-se muito elevado no sexo feminino e pode trazer sérias complicações na saúde das mulheres que tomam contracetivos hormonais, grávidas ou com transtornos psicológicos. Se é fumadora, tenha uma atitude proativa em relação à sua saúde e deixe de lado o tabagismo, contribuindo assim para uma qualidade de vida melhor e maior, assim como uma carteira mais pesada. Só vantagens certo?

Temos 6 dicas que a poderão ajudar a largar o vício.

  1. Motivação. Motivação. Motivação. É o principal empurrão que precisa para deixar de fumar. Faça uma lista com os motivos que a podem levar a deixar de fumar (dinheiro, saúde, qualidade de vida, etc.). Seja sincera e espontânea, deste modo os seus motivos serão mais verdadeiros e mais fáceis de cumprir.
  2. Faça um diário sobre os seus hábitos tabagistas. Por exemplo, em que altura do dia costuma fumar mais, locais e razões que a levam a fumar (sejam elas sociais ou de foro psicológico). Veja se existe um padrão de hábitos que a levam a pegar no cigarro e tente mudar essa rotina, fazendo outra coisa.
  3. Escolha um dia para deixar de fumar, desta forma terá tempo para se mentalizar e interiorizar a decisão de deixar de vez o tabaco. Aproveite e anuncie aos seus amigos e familiares, garantindo assim um sistema de apoio.
  4. Enquanto se mentaliza, leia e releia a sua lista de motivações para lhe trazer segurança e força. Quando chegar o dia que escolheu para deixar de fumar, não fume. Caso se sinta mal pode experimentar algo para aliviar a ansiedade: adesivos de nicotina ou outros produtos para o efeito.
  5. Nesta fase inicial evite locais onde se pode fumar e outros fumadores. Deste modo, a tentação será menor e não terá de se submeter a situações de stress.
  6. Faça exercício físico e tenha uma alimentação saudável. Desta forma não ganhará peso e manter-se-á ocupada.

Se não estiver a conseguir lidar com a situação, fale com o seu médico.

Abrace um novo estilo de vida, sem vícios e mais saudável para aproveitar com os seus amigos e família. Seja melhor que o vício. Seja mais.

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