Siga-nos:

8 dicas para prevenir a dor de costas

 
Saúde & Bem-estar

8 dicas para prevenir a dor de costas

Muitas pessoas em algum momento da sua vida acabam por sofrer de dores de costas insuportáveis. Para que não venha a passar pelo mesmo, basta fazer estes pequenos ajustes!

1. Levante os pesos corretamente

Nunca levante um peso do chão com a coluna inclinada, comece a utilizar a força das pernas para o fazer. Para isso, basta fletir os joelhos e manter a coluna na posição correta, depois só tem que levantar o peso com a força das pernas. Se não conseguir utilizar esta técnica, então pelo menos mantenha os músculos lombares bem contraídos.

2. Tonifique os músculos

A falta de uma massa muscular forte, leva a que muitas vezes recorramos à coluna para compensar. Se tiver músculos mais fortes, especialmente os abdominais e lombares, então serão os músculos a fazer o trabalho duro e não a sua coluna!

3. Use calçado confortável

Usar saltos altos ou sapatos com a sola muito fina pode levar a problemas na coluna e nos membros inferiores. Tente utilizar calçado com algum amortecimento de forma a absorver os impactos.

4. Sente-se direita

Quando nos sentamos temos tendência para ficarmos com as costas inclinadas. A melhor forma de o evitar é encostar o rabo bem atrás, assim conseguirá manter sempre uma postura correta.

5. Caminhe com uma postura correta

Quando estiver de pé ou a caminhar, tente manter sempre uma postura correta, quase como se fosse uma modelo a desfilar na passerelle!

6. Escolha a almofada com cuidado

Procure dormir numa almofada que mantenha a sua coluna numa posição horizontal. Se a almofada for mais alta ou mais baixa, pode originar problemas de coluna.

7. Deixe de fumar

Apesar de ainda não ser óbvio qual o motivo que leva as pessoas que fumam a terem mais tendência para ter problemas de coluna, existem vários estudos que demonstram que as pessoas que fumam tem mais dores lombares que as restantes.

8. Se não pode prevenir, então remedeie!

Sempre que estiver com dor de costas e a quiser alivar, pode fazer este exercício. Deite-se com as costas no chão e coloque as pernas fletidas em cima de uma cadeira, mantendo-se imóvel durante 5min.

Comentários (0)