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Alimentação saudável: fritos ou grelhados?

 
Saúde & Bem-estar

Alimentação saudável: fritos ou grelhados?

Alimentos grelhados

A resposta certa a esta pergunta parece demasiada óbvia – os grelhados são, sem dúvida, mais saudáveis, menos gordurosos e menos calóricos do que os fritos. Serão mesmo? A Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge diz-nos que, à mesa, fritos e grelhados podem e devem coexistir.

Sabia que…

  • O bife de vaca grelhado tem aproximadamente a mesma gordura (6,4%) que o peixe-espada frito?
  • O lombo de porco frito apresenta menos gordura (7,6%) do que se for grelhado (8,1%)?
  • A diferença em termos de gordura não difere muito da sardinha grelhada para a frita (12,3% de gordura para 15,6%), mas a do carapau praticamente triplica (3,7% de gordura para 9,6%)? Mesmo assim, o carapau frito continua a ter menos gordura do que a sardinha grelhada!
  • Existem alimentos com gorduras saturadas (de origem animal) e insaturadas (existentes em alguns peixes e nos alimentos de origem vegetal) e que a Organização Mundial de Saúde recomenda as segundas?
  • As empadas e os folhados apresentam níveis de gordura entre os 21,9% e os 26%, sendo essa essencialmente saturada?
  • O nível de gordura dos alimentos não depende só da forma como os cozinhamos, mas também do tipo de alimento confeccionado?
  • Quanto menos espesso for um alimento, mais gordura retém na hora de fritar? Um linguado, por exemplo, absorve sempre mais gordura do que uma posta de peixe-espada, assim como as batatas cortadas aos palitos, ao invés daquelas partidas às rodelas ou aos cubos.

Frito vs. Grelhado

Se a escolha de alimentos saudáveis é a base de uma dieta salutar, a forma como são cozinhados é tão ou mais importante. Embora seja costume privar-nos dos fritos porque “fazem muito mal”, essa questão nem sempre é tão linear quanto isso. Por exemplo, para tornar um alimento frito mais saudável, deve-se optar por cozinhá-lo com gorduras 100% vegetais (óleos de girassol, amendoim ou milho) em vez de utilizar gorduras de origem animal, caso da manteiga ou banha. Por outro lado, muitas vezes escolhe-se o grelhado em vez do frito porque o primeiro pode perfeitamente ser cozinhado sem recurso a óleo, azeite ou manteiga, ao contrário do segundo, tornando-se assim na escolha obviamente mais saudável. No entanto, enquanto os alimentos fritos são submetidos a uma temperatura de confecção que ronda os 180ºC, os grelhados são cozinhadas a 220-225ºC, resultando muitas vezes em alimentos tostados e até queimados, o que se torna ainda mais prejudicial para a saúde do que se o mesmo alimento fosse frito. Para além disso, é sempre possível retirar o excesso de gordura num alimento com algumas folhas de papel absorvente. À mesa, a variedade também é importante, por isso, dê espaço aos fritos e aos grelhados no que toca aos seus menus diários, fazendo questão de os acompanhar de muitos legumes.

Importância das gorduras

Embora possa pensar o contrário, a verdade é que uma pequena quantidade de óleo vegetal na hora de cozinhar é essencial para o nosso organismo, trazendo benefícios a vários níveis: vitamina E (um poderoso antioxidante que fortalece o organismo, principalmente contra agressões externas; permite uma melhor absorção da vitamina A); Ómega 6 (um ácido gordo polinsaturado essencial para a estruturação das membranas das células, para o sistema de coagulação, para prevenir hemorragias e proteger a pele); Ómega 9 (contribui para a diminuição dos níveis de colesterol “mau” (LDL) e de triglicéridos no sangue, fortalecendo a saúde cardiovascular). É caso para dizer que, um bocadinho de gordura nunca fez mal a ninguém…

Comentários (5)
Ilídio Barros
Terça, 24/06/2014 - 23:17
"Por exemplo, para tornar um alimento frito mais saudável, deve-se optar por cozinhá-lo com gorduras 100% vegetais (óleos de girassol, amendoim ou milho) em vez de utilizar gorduras de origem animal, caso da manteiga ou banha." Peço desculpa, mas os óleos vegetais não será que são hidrogenados para se conseguirem conservar nas prateleiras dos supermercados? Obrigado.
trapatone
Quinta, 21/08/2014 - 09:54
sim pois nao
jose santos
Sexta, 28/11/2014 - 13:20
Não me convence...frito é sempre frito e ponto final!
Junior2
Quinta, 02/07/2015 - 21:21
Parei de ler quando disse que pro alimento ficar mais saudavel deve-se utilizar oleo de cozinha ao inves de gordura animal (manteiga, banha...) quase cai na gargalhada ao ler essa frase.. da onde tirou isso? coitadas as pessoas que acreditaram nisso..
Luisa Teodoro Silva
Sábado, 22/10/2016 - 09:19
Este artigo peca por tendencioso. Ora uma sardinha grelhada não difere muito de uma sardinha frita. Digam que a qualidade da gordura difere e muito. Uma coisa são as gorduras naturamente presentes que são essenciais à vida, outra coisa são gorduras hidrogenadas, parcialmente hidrogenadas, não sustentáveis, que só fazem mal à nossa saúde. Vergonha de informação dada aos leitores.