Siga-nos:

Bem vestida, das 9h00 às 18h00!

 
Carreira & Dinheiro

Bem vestida, das 9h00 às 18h00!

Mulheres no emprego

Quer esteja a preparar-se para a sua primeira entrevista de emprego ou a trabalhar para a muito desejada promoção, a forma como se apresenta diariamente no escritório é fundamental. Quer queiramos, quer não, hoje a imagem é tudo e não apenas reservada para as temidas primeiras impressões. Por isso, no emprego, saiba como vestir-se para o sucesso!

Vestir para o sucesso hoje pode ser muito subjectivo, uma vez que os escritórios de todo o mundo já abriram as suas portas a um dress code menos formal. No entanto, casual não quer dizer que pode ir para o escritório com as calças de ganga rotas no joelho e as sapatilhas de fim-de-semana! Num mundo profissional cada vez mais competitivo, nós somos as nossas próprias marcas, por isso, valorize-se!

Uma fashionista no escritório!

  • Pode nunca se ter apercebido (e pode até não acreditar!) mas no meio dos seus faxes e reuniões também a sua apresentação é avaliada diariamente. Avalie qual o dress code em vigor na empresa e siga-o. Quando em dúvida fale com os seus superiores, no entanto, se não se sentir confortável a fazê-lo, vestuário mais formal é sempre melhor do que informal.
  • Para evitar (ainda mais!) o típico stress matinal, prepare o que vai vestir sempre na noite anterior – sem esquecer a roupa interior, passando pelos sapatos e acessórios. Isto não quer dizer que não possa mudar de ideias, mas a verdade é que lhe vai ter mais tempo para pensar e planear de forma cuidadosa o seu visual, o que quer dizer que vai poder ir trabalhar sempre em grande estilo!
  • Isso é ainda mais importante quando compra uma peça nova e quer conjugá-la com o seu restante guarda-roupa. Quer um conselho de mulher para mulher? Não leve as experiências directamente para o escritório… nem sempre resultam e a pior altura para dar conta disso é quando cumprimentar o seu chefe bem cedinho e ele não conseguir disfarçar a sua surpresa-choque-desagrado!
  • Se é das sortudas que vai almoçar a casa, não aproveite essa pausa do dia para vestir uma nova toilette para “exibir” de tarde (a não ser que tenha entornado café na camisa ou as condições climatéricas tenham mudado drasticamente!). O escritório não é o runway da Mango e a verdade é que quer chamar as atenções para o seu profissionalismo, não para a quantidade de roupa que tem no seu armário! A moda não foi feita para ser fútil, antes para nos servir a nós e ao nosso estilo pessoal e intransmissível.

Benditos jeans!

  • Felizmente, os jeans são, há largos anos, o novo “uniforme” de trabalho. Salvas algumas excepções (instituições financeiras e algumas multinacionais), as calças de ganga podem ser adaptadas ao dress code de praticamente qualquer empresa. No entanto, antes de estrear as suas magníficas Dolce & Gabbana, certifique-se que os jeans são, de facto, permitidos no escritório. Se tiver luz verde, prefira a ganga escura, num corte impecável para conjugar com uma camisa sóbria, um blazer e uns peep toe shoes. Elegância e conforto num só look! 

De cima a baixo!

  • E por falar em peep toe shoes (uma verdadeira revolução na forma como vestimos os nossos pés!) fique a saber que muitas empresas americanas, por exemplo, não permitem o uso de calçado aberto! No nosso país esse género de restrição não é, por norma, aplicada, sendo que temos liberdade para ter os pés à mostra, exibindo, em simultâneo, umas belas sandálias compensadas ou de dedo… aliás, o nosso clima assim o exige! No entanto, há que entrar no escritório sempre com o pé direito e isso não inclui havainas, sandálias de praia, nem birkenstocks… e não se esqueça de mimar os seus pés com uma bela pedicure antes de os pôr a nu!
  • Digam o que disserem, não há nada como um bonito salto alto (em sapato ou bota) para completar qualquer toilette, desde umas calças pretas clássicas a uma saia e até uns jeans! Não se esqueça que vai estar a tirar fotocópias e não a beber um copo no seu bar preferido, ou seja, não exagere no salto, nem nas combinações perigosas entre uns stilettos e uma micro-mini – um visual mais adequado para uma saída nocturna. Em contrapartida, se não for uma adepta dos saltos, as sabrinas vieram salvar os pés de muitas mulheres, sem comprometer o seu estilo chique e feminino.
  • Uma mulher bem vestida vira as cabeças de todos e não há desilusão maior do que mirar um look muito fashion de cima a baixo, só para chegar aos sapatos e ver que estão desesperadamente a precisar de visitar o sapateiro e de umas capas novas ou a suplicar por uma boa engraxadela. Cuide do seu calçado!

 

Sim e não

  • Os “nãos” do office fashion incluem: a sua t-shirt preferida (sim, a mais velhinha que tem!), sapatilhas que já viram melhores dias, jeans muito gastos e/ou rotos, vestuário que não esteja devidamente limpo, passado a ferro, descosido ou com bainhas a desfazerem-se, camisolas com imagens e/ou palavras pouco adequadas ao escritório (a camisola do Benfica é para levar ao estádio e não para o emprego no dia a seguir a uma grande vitória!) ou que possam ofender algum colega.
  • Tenha cuidado para não mostrar demasiadas partes do corpo, principalmente o peito, costas e barriga. Ah, um segredo: ninguém (mesmo ninguém!) quer ver a cor e o tamanho das suas cuecas. Quanto aos soutiens, há uma regra de ouro: combine-o com a cor da camisola, ou seja, se vai vestir uma camisa branca, nem pense em juntar-lhe um soutien preto ou florido – o ideal é um soutien bege que, sendo muito próximo do ton da pele, vai ser praticamente invisível… o que neste caso é bom!
  • Construa um guarda-roupa com peças sóbrias e sofisticadas que possam ser conjugadas entre si para criar vários looks totalmente diferentes, quebrando uma hipotética monotonia da “moda escritório”. Anote as tendências profissionais que não podem faltar no seu armário: um fato calça/casaco e um fato saia/casaco (de preferência em tons neutros como preto, castanho, bege, branco ou cinza); várias camisas que possam ser conjugadas com ambos os fatos; calças pretas (nunca são de mais!); um ou dois vestidos (que felizmente voltaram às luzes da ribalta!); uma saia com um estampado sóbrio; um cardigan; um bom casaco de inverno (para além de condizer com o seu guarda-roupa deve adequar-se a calças e saias) e o indispensável trench!

 

Accessórios há muitos!

  • Pois há, mais isso não quer dizer que possa usar toneladas de pulseiras e colares para compensar o uso obrigatório de um fato ou de outro tipo de vestuário mais discreto… afinal o objectivo não é uma aparência formal? É verdade que os acessórios – seja um cinto, um anel ou um par de brincos originais – podem fazer toda a diferença num visual, mas procure peças discretas e de bom gosto. Guarde o overdose de acessórios para o fim-de-semana!
  • Tenha uma bolsa castanha e uma preta para combinar com o calçado e a roupa de carreira. No caso deste tipo de acessório, prefira a qualidade em detrimento da quantidade. Invista numa mala de couro se o seu emprego exiga que leve trabalho para casa ou simplesmente para transportar, com classe, o seu portátil.
  • Também não convém andar a exibir o piercing muito cool que tem no umbigo ou a sua mais recente tatuagem (distrair colegas e directores não deve estar no topo da sua agenda!). Ah, e para estar sentada à sua secretária, esqueça os chapéus e os bonés.

 

Cabelo, Maquilhagem & Perfume

  • Para estar impecável de cima a baixo, não se esqueça de manter o seu cabelo sempre bem cortado e arranjado. Uma cabeleira oleosa ou que não foi penteada arruína qualquer imagem profissional.
  • Tal como a roupa, também a maquilhagem deve ser o mais natural possível e o argumento é muito simples – uma maquilhagem excessiva é pouco profissional. Quer captar a atenção dos colaboradores e clientes pelas suas capacidades de liderança, não pela cor da sombra dos olhos ou pelas pestanas postiças!
  • As mãos dizem muito sobre uma pessoa, por isso, mantenha as suas impecáveis. As unhas devem estar sempre tratadas e, se gostar, pinte-as com um verniz discreto. Não caia na tentação de conjugar o verniz com a camisa ou a bolsa!
  • No caso dos perfumes, estes são para dosear e não para esvaziar numa semana! Lembre-se que não está sozinha no escritório e alguns aromas (por mais maravilhoso que o ache!) podem incomodar colegas mais sensíveis.

Conforto & Classe

  • Acima de tudo, e antes de picar o ponto, o importante é que se sinta bem e que se sinta confortável. Se estiver bem na sua pele e na sua roupa, os seus níveis de confiança vão estar em alta e a combinar na perfeição com o seu estilo de mulher de sucesso!
Comentários (0)