Siga-nos:

Como fazer uma mala para as férias de Verão

 
Cultura & viagens

Como fazer uma mala para as férias de Verão

malas de viagem

As férias de Verão estão à porta e, quer vá para a praia, o campo ou a cidade, há que fazer a mala – um autêntico pesadelo para muitas mulheres que, ou não sabem o que levar ou então levam metade do guarda-roupa! Para um início de dias descansados sem stress, deixe-se guiar pelas nossas sugestões quando chegar a hora de fazer a mala!

O essencial

A arte de fazer bem uma mala começa, claro está, com uma boa mala. Não há nada mais prático do que uma mala com rodas e, se está na dúvida entre uma mala rígida e uma semi-rígida, saiba que cada uma tem vantagens e desvantagens. As malas rígidas são mais resistentes (à água inclusive!) e duradouras, mas são menos práticas de arrumar (suportam menos coisas!) e não têm bolsas exteriores que permita uma arrumação extra. Por sua vez, as malas semi-rígidas permitem uma maior arrumação e normalmente disponibilizam vários compartimentos extra para encaixar mais qualquer coisa; no entanto, são menos resistentes, não são à prova de água e são mais fáceis de danificar.

O básico

OK, é verdade, nós mulheres não conhecemos bem essa palavra “básico”… para nós básico é “tudo e mais alguma coisa”! Por isso, em vez de fazer a mala à pressa, experimente criar, logo à partida, os diferentes looks que pode vestir para cada dia das suas férias, ou então, rentabilize o seu guarda-roupa, levando peças que podem ser facilmente conjugadas entre si para criar visuais diferentes. Por exemplo: o mesmo vestido pode ser utilizada de dia com havaianas para um passeio a pé e algumas noites depois, com umas sandálias de saltos altos, uma clutch a condizer e alguns acessórios fantásticos! Vai andar menos carregada, não vai dar pela falta de nada e terá menos roupa para lavar e passar a ferro no regresso!

O destino diz tudo

À partida, a tarefa de preparar uma mala será facilitada graças ao destino escolhido para as férias veraneias, mas não se esqueça de considerar também a duração da estadia e o género de actividades em que vai estar envolvida. Regra geral, o Verão pede roupa leve, fresca e que não amarrota facilmente, sem esquecer um par de calças e um casaco para as noites que às vezes são mais frias do que esperávamos.

  • Relativamente aos cenários mais específicos, se vai fazer exclusivamente praia, não há grande volta a dar. Para uma semana ao sol, entre o mar e a piscina leve: 2 ou 3 biquínis/fatos de banho, 2 túnicas/pareos para vestir à saída da praia e para ir almoçar, 1 saia, 1 par de calções, 2-3 tops, 1 ou 2 vestidos, 1 par de chinelos de praia, 1 par de sandálias mais casuais e outras mais glamorosas.
  • À partida, esta lista também se aplica a quem vai para o campo e estará na companhia da Mãe Natureza, do verde e dos rios ou lagoas frescas. Pode, porém, substituir as túnicas e os pareos por vestidos de algodão, adicionar mais um par ou dois de calções, várias t-shirts e levar alguns pares de calças adicionais, sem esquecer um sweat para as noites frescas passadas ao luar! Provavelmente não precisará dos seus stilettos ou sandálias de cunha, mas sim de um confortável par de ténis e/ou botas leves para longas caminhadas.
  • Se este ano trocou a praia por uma cidade cosmopolita, o recheio da sua mala será certamente diferente: leve 2 pares de jeans, que podem ser a solução para tudo – desde a visita a museus, a jantares no restaurante mais in do momento – sem esquecer 1 par mais casual ou clássico (dependendo do seu estilo), 1 saia e 1 vestido igualmente versáteis; alguns tops e t-shirts para conjugar com o resto e, por fim, um bom casaco, que combine com tudo isto! Relativamente ao calçado, leve o par mais confortável que tiver, porque certamente vai andar muito a pé (nada de sapatos novos!) e algo mais sofisticado para as noites quentes e longas.

Igual para todas

Independentemente do destino, existem algumas coisas que todas devem levar na sua mala de Verão: um bom chapéu (de preferência desdobrável), uma mochila ou bolsa prática para carregar mapas e guias, água, alimentos, protector solar e chapéus, máquina fotográfica, livros para momentos mais tranquilos…

Tudo lá para dentro

A arte de fazer bem uma mala é-a por duas razões muito simples: primeiro, porque o seu conteúdo terá de chegar ao destino o mais impecável possível; e segundo porque, à chegada, tem de saber onde está tudo o que precisa! Vamos por partes:

  • Forre o fundo da mala com um saco plástico grande (que servirá de lavandaria!) e outro saco desdobrável no caso de precisar de um meio de transporte adicional para trazer todas as lembranças que comprar!
  • De seguida, aconchegue as maiores peças de vestuário, neste caso, as calças: um bom truque é deixar uma parte das pernas fora da mala – já explicamos porquê!
  • Seguem-se os casacos, calções, saias e vestidos – tenha o cuidado de estender estas peças o mais possível, evitando dobras e vincos desnecessários, alternando sempre a direcção da roupa para criar um “monte” nivelado. Feito isto, cubra o seu pequeno monte com as pernas das calças, para um tratamento anti-amarrotar infalível!
  • Antes de começar a acamar o resto, estenda o casaco que servirá de base de apoio para a segunda “rodada” de roupa, neste caso tudo aquilo que possa ser enrolado: t-shirts, tops, malhas, sweats, biquínis, meias, etc.
  • Depois, estenda um pareo ou echarpe sobre este monte de roupa e coloque em cima do mesmo a sua lingerie, roupa interior e outras peças de vestuário mais delicadas. Estique cada uma das pontas do pareo, juntando-as no meio – acabou de criar uma pequena bolsa protectora para essas pequenas coisas!
  • E os sapatos? As laterais da sua mala, aguardam-nos! Coloque os sapatos dentro de sacos individuais, de preferência com o interior forrado a papel de seda ou jornal para não os deformar e posicione-os com as solas voltadas para a estrutura da mala.
  • Termine com o pijama (provavelmente a única peça que precisará quando chegar ao seu destino!), alguma bolsa ou clutch adicional (aproveite este espaço para guardar bijutaria, cintos e outros acessórios) e, claro, o seu necessaire! Cubra tudo com a toalha de praia para uma protecção extra! Feche, tranque e voilá!

Sempre consigo

Os seus documentos pessoais, bilhetes de avião, reservas de hotéis, dinheiro, cartões de crédito, máquinas fotográficas, telemóveis, iPods e outros objectos de valor devem viajar sempre ao seu lado. Se for de avião, será boa ideia levar na sua bagagem de cabine alguma roupa e produtos de higiene pessoal suplentes, não vão as férias começar com malas perdidas! Não desejamos isso a ninguém, mas que acontece, acontece!

Check-list

  • Recomenda-se que leve uma pequena “farmácia” com medicamentos que frequentemente toma ou que possam ser úteis no seu destino específico, sem esquecer o repelente de mosquitos, protector solar, after sun e pensos rápidos. Quando em dúvida, consulte o seu farmacêutico.
  • Reúna todas as amostras de cremes, champôs, perfumes e outros cosméticos que tem guardado lá em casa e dê uma folga ao seu necessaire, normalmente tão pesado! Em contrapartida, compre os conjuntos de frascos miniaturas (e vazios!) que a maior parte das perfumarias disponibilizam, para encher com os seus produtos preferidos! Como precaução, coloque o seu necessaire dentro de um saco plástico, caso algum frasco arrebente ou abra acidentalmente.
  • Não se esqueça de levar lingerie suficiente para todos os dias, não vai perder os minutos preciosos das suas muito aguardadas férias a lavar roupa pois não? Ah, e outra coisa – se a maioria da sua roupa for branca ou bege, não caia no erro de levar apenas roupa interior escura!
  • Evite levar camisas ou peças de roupa em tecidos que se amarrotam facilmente. Caso sejam indispensáveis, muitos hotéis disponibilizam serviço de lavandaria especialmente para pequenas emergências, ou então pendure essa peça no WC enquanto toma banho – o vapor ajuda a extinguir os piores vincos!
  • O pijama – curiosamente no meio de tudo o resto, é muitas vezes esquecido!
  • Seja prática. Precisa realmente de levar 10 pares de sapatos e 2 vestidos de noite para uma semana num resort situado numa ilha paradisíaca e isolada? Não seja uma escrava da sua mala!
  • Divirta-se e boa viagem!
Comentários (1)
Sofia dos Santos Nunes
Quinta, 03/04/2014 - 21:14
Boa noite! Eu vou na próxima semana de férias e não sei bem que mala levar, será que me poderia dizer quais as medidas da sua, para ter mais ou menos uma ideia. Obrigada! :D