Siga-nos:

Como manter e fortalecer as amizades na vida apressada de hoje

 
Saúde & Bem-estar

Como manter e fortalecer as amizades na vida apressada de hoje

Amigas deitadas na relva

Todos conhecemos este cenário: chamadas não-atendidas no telemóvel para devolver, sms carinhosos não-respondidos, aniversários esquecidos e jantares adiados. Desde quando é que deixamos de ter tempo para os amigos? Se tem tempo para trabalhar, dormir até tarde, ir às compras, visitar os pais, fazer pilates e namorar, também tem tempo para manter radiosas as grandes amizades da sua vida, até porque os amigos são para todas as ocasiões.

Partilhar experiências. Porque não convidar a sua melhor amiga para frequentar as suas aulas de pilates ou então inscrevam-se numa actividade que ambas gostariam de fazer, como um curso de culinária ou de bijutaria. Se o objectivo é gastar menos dinheiro, porque não marcam uma caminhada semanal, todas as quartas-feiras depois do jantar? Quando o seu namorado não a puder acompanhar a este ou àquele evento, telefone a um amigo ou amiga. Estabeleçam rituais cíclicos, como um jantar para comemorar o início do Verão, façam férias ou um fim-de-semana prolongado juntos todos os anos. De certeza que consegue pensar em mais duas ou três ideias. É tão fácil (e tão bom!) envolver os amigos nas pequenas coisas do dia-a-dia.

Esteja atenta. Por vezes estamos tão envolvidas nas nossas próprias vidas e mil e um afazeres (é normal!) que não reparamos no tom triste da amiga que acabou de telefonar para saber se podiam tomar um café juntas ou no facto de não sabermos nada daquele amigo há mais de um mês e meio. Mantenha os olhos e os ouvidos bem abertos, quando estiver com os amigos seja via telefone, presencial ou virtualmente, concentre-se nesse momento e nessa pessoa. Mune-se daquilo que necessita – lembretes no telemóvel, post-its no ecrã do computador, agenda electrónica ou tradicional – e não se esqueça dos aniversários, da promoção que o seu amigo está à espera de receber, da próxima ecografia daquela amiga. Eles vão adorar, vão sentir-se adorados e nós vamo-nos sentir maravilhosas por ter estabelecido essa ligação e ter completado o dia de alguém. A isso chama-se amizade.

Elogios e palavras meigas. A parte mais deliciosa de uma boa amizade é quando as pessoas conseguem fazer sobressair o melhor de nós e vice-versa. Cultive a auto-estima da sua melhor amiga com um elogio bem merecido e, por exemplo, se ela é um ás da decoração, peça-lhe ideias para o escritório que está prestes a renovar. Se aquele amigo é um excelente ouvinte, faça questão de lhe dizer da próxima vez que ele passar três horas do vosso jantar a ouvir as suas histórias e histerias sem reclamar uma única vez. Mas atenção, o facto de podermos ser genuínos com os nossos amigos mais queridos, não significa lançar as primeiras palavras que nos vêm à cabeça quando nem se quer nos pediram a opinião sobre o novo namorado ou namorada. Os amigos são seres humanos tal como todas nós e, por vezes, uma brincadeira ou um impulso podem magoar e muito.

Pequenas brigas. Só porque a sua amiga esqueceu-se de lhe ligar e desejar uma boa viagem antes das merecidas férias ou porque soube que na noite em que não pôde ir jantar e ao cinema com o grupo do costume, eles foram sem si, não quer dizer que no próximo encontro vai impingir o "tratamento de silêncio" aos culpados! Já passam tão pouco tempo juntos, quer gastar esses momentos preciosos e fugazes com brigas infantis? Meninas, isto já não é o liceu… e como disse um dia um sábio senhor (que certamente tinha muitos amigos!) carpe diem.

Seja espontânea. Deixe de ser casmurra e, em vez de ficar à espera que a sua amiga de longa data lhe ligue (até porque é a vez dela!), seja você a fazer o contacto! Se ouve uma música que lhe faz lembrar o fim-de-semana que passaram na praia o ano passado ou se leu um livro que sabe que aquele amigo iria adorar, pegue no telefone e diga-lhes: estava a pensar em ti! Os sms enviados enquanto espera pela consulta é uma excelente maneira de manter o contacto e um simples e-mail a desejar uma boa semana será sempre um mimo especial. Seja espontânea e cultive as suas amizades. Dê sem esperar receber nada em troca.

Pela sua saúde. O que seria das nossas vidas sem os amigos? Com quem falaríamos daquele vestido e do sonho de ser mãe? Com quem passaríamos horas ao telefone quando ele decide terminar a relação? Com quem podemos estar completamente à vontade e sermos 100% nós? A vida não é a mesma coisa sem os amigos e isso todas nós sabemos. E sabia que esta gente fantástica contribui ainda positivamente para a nossa saúde? Estudos recentes afirmam que as amizades fortes são um remédio natural para fortalecer o sistema imunitário e cardiovascular e fazem maravilhas a quem tem tendência para depressões ou ansiedade. Sem esquecer o sorriso e a sensação de bem-estar que nos invade depois de um bom serão passado com amigas e amigos do peito… será por isso que lhes baptizaram com essa designação?

Comentários (0)