Siga-nos:

Como manter a linha durante a época natalícia

 
Saúde & Bem-estar

Como manter a linha durante a época natalícia

Cubos de açucar decorados para o natal

Festas e mais festas, recheadas com chocolates, bolos, guloseimas e receitas típicas e irresistíveis, o Natal também é sinónimo de uma boa mesa, o que pode não ser muito bom para a linha. Saiba como saborear todas as delícias desta quadra, sem prejudicar a silhueta.

Não salte refeições. A pior coisa que pode fazer antes de uma festa de Natal é passar o dia inteiro sem comer só para que possa “desfrutar” do jantar de logo à noite. Sabe o que vai acontecer? Vai chegar à casa dos amigos tão esfomeada que vai comer tudo o que estiver à sua frente, principalmente as bombas calóricas! Aliás, deve fazer o contrário, ou seja, antes de sair de casa deve comer um pequeno snack, como uma peça de fruta e uma fatia de queijo, um iogurte e algumas bolachas Maria para saciar esses desejos que, mais tarde, podem levar a sentimentos de culpa desnecessários.

Semana saudável. As festas de Natal para as quais somos convidadas, normalmente decorrem ao fim-de-semana e acredite que não é um jantar buffet ou um almoço natalício de domingo que vão arruinar a sua silhueta. Basta manter uma dieta alimentar saudável durante toda a semana, para depois “descansar” um pouco no fim-de-semana… afinal de contas, é Natal e você também merece um miminho.

Escolhas acertadas. Os almoços, jantares e convívios da quadra natalícia são marcados por mesas cheias e, como nos deparamos com doces e pratos que só temos oportunidade de saborear uma vez por ano, apetece-nos comer de tudo! Faça escolhas inteligentes, ou seja, em vez de comer meia caixa de bombons do supermercado, delicie-se com o pão-de-ló caseiro feito pela avó da amiga. Uma maior satisfação é igual a um menor apetite.

Bebidas traiçoeiras. Nunca troque a comida pela bebida, até porque a maioria dos líquidos que consumimos estão recheados de calorias indesejadas – refrigerantes, sumos variados, cocktails, champanhe e outras bebidas alcoólicas podem contribuir para uns quilitos a mais, sem se aperceber! Cuidado com o que bebe, até porque o álcool normalmente estimula o apetite – entretenha-se com um copo de água, guarnecido com rodelas de limão para ser menos boring ou então um copo de bom vinho tinto. Tchim-tchim!

Opções saudáveis. Se procurar bem, qualquer convívio tem sempre opções alimentares saudáveis – saladas, carne grelhada, camarão salteado, salada de fruta... e, embora não seja o ideal face a tantas coisas boas para provar, ao fazer uma refeição de calorias baixas, não terá de se privar das sobremesas ou de outras tentações. Em alternativa, prove de tudo, em porções minúsculas de uma ou duas dentadas apenas, ou seja, vai satisfazer a vontade, sem comprometer a linha.

Concentre-se na conversa. Sabe qual a melhor forma de evitar as delícias que chamam insistentemente por si da mesa de buffet? Concentrar-se na animação que decorre à sua volta! Faça as rondas e ponha a conversa em dia com todos, ajude os anfitriões, faça um flirt com o amigo da prima ou brinque com as crianças. Mantenha-se ocupada – nem que seja com um copo não mão – em vez de colada à mesa dos doces.

Mantenha-se ativa. Se há uma altura no ano em que é crucial manter o plano de exercício físico, é nesta! Apesar de uma agenda recheada com festas e tardes às compras, não descure a ida ao ginásio duas vezes por semana; se não for possível, faça questão de fazer uma caminhada diária de 15 a 30 minutos para assegurar que o seu peso não flutue. Assim, não terá de privar-se de todas as guloseimas de Natal.  

Entregar-se. É comum nesta altura do ano chegarmos a um ponto em que desistimos dos bons hábitos alimentares – afinal de contas, só este fim-de-semana foram duas festas, cozinhadas com muitas tentações às quais não conseguimos resistir. Em retrospetiva pensa: “perdida por cem, perdida por mil”, mas há uma diferença enorme entre cem calorias e mil calorias, por isso, não deite a toalha ao chão! Abusou? No(s) dia(s) seguinte(s) siga uma dieta hiper-saudável e faça uma sessão extra de Pilates. Vai sentir-se muito melhor…

Descanso absoluto. Parece um contra-senso descansar numa das épocas mais agitadas do ano, mas é crucial, não só porque andará naturalmente mais cansada e até um pouco stressada, mas também porque a falta de sono não só afeta a sua beleza, como pode aumentar o apetite e o desejo por alimentos altamente calóricos. Em adição, vai tirar-lhe a energia e a vontade de ir para o ginásio… convencidas?

Comentários (0)