Siga-nos:

Como ter mais tempo para o exercício físico

 
Saúde & Bem-estar

Como ter mais tempo para o exercício físico

mulher a correr

Quem é que não quer estar em forma? Quem é que não quer ser activa? Quem é que não quer sentir-se bem, por dentro e por fora? Todas nós. Infelizmente, os ritmos da vida de hoje produzem sempre a mesma desculpa quando toca a integrar o exercício físico no nosso dia-a-dia: não tenho tempo! Vamos mostrar-lhe como conseguir o tempo necessário para se pôr e manter-se em forma.

A saúde não tem preço e devemos fazer os possíveis e os impossíveis para não deixar que as nossas vidas demasiadas ocupadas interfiram com outro aspecto tão crucial para o nosso dia-a-dia – o exercício físico. Se quer desfrutar de uma vida longa e saudável, inspire-se nestas dicas e arranje tempo para se pôr a mexer… é para o seu bem.

Actividade prioritária

Embora a sua lista de prioridades já inclua a carreira, o namorado, os jantares com as amigas, a casa, as compras, as séries preferidas e a sua cama, tem de encontrar espaço para encaixar o exercício físico e o bem-estar também como uma das suas prioridades. Claro que a ginástica não pode, nem deve ser mais importante do que a sua família, mas talvez seja mais prioritário do que o centésimo episódio da novela da noite. Se conseguir fazer isto, vai certamente ter tempo livre para se dedicar ao wellness, em vez de gastá-lo a pensar porque é que não tem tempo livre.

Acorde mais cedo

A maioria de nós tem uma vida muito ocupada e cansativa, daí que acordar mais cedo para fazer ginástica pode parecer, à primeira vista, completamente fora de questão. No entanto, se não conseguir integrar uma sessão de exercício físico no resto do dia, esta pode ser uma opção a considerar: bastava levantar-se meia hora mais cedo para fazer ioga ou pilates com um DVD no conforto de casa ou sair da cama 45 a 60 minutos antes do habitual para fazer uma caminhada ou jogging. É ainda uma excelente forma de começar o seu dia...

Estacione longe do escritório

Ao contrário do que possa pensar, fazer ginástica e estar em forma não significa que tem obrigatoriamente de estar no ginásio, de sapatilhas calçadas. Existem gestos muito simples que pode fazer e considerá-los exercício físico: por exemplo, se estacionar o carro a 15 minutos do escritório, no final do dia terá andado meia hora a pé; para uma dose extra de tonificação, troque o elevador pelas escadas. Voilá, uma sessão de ginástica, sem esforço!

Vá directamente para o ginásio

Uma das melhores técnicas para não desperdiçar o tempo que tem para dedicar ao wellness é ir directamente para o ginásio, seja antes ou no final do dia de trabalho. Tenha tudo o que precisa já no carro, conduza e pare apenas no parque de estacionamento do ginásio – desta forma, ao invés de passar em casa primeiro (onde a tentação para desistir é maior!), terá muito menos tempo para se convencer que está muito cansada ou demasiada ocupada... a preguiça também não terá a mínima hipótese.

Faça ginástica durante a hora de almoço

Está cada vez mais na moda aproveitar a hora de almoço para ir ao ginásio, fazer uma caminhada ou jogging. Mesmo que tenha apenas uma hora para almoçar (a maioria de nós tem mais felizmente!), este horário é perfeito para conseguir fazer exercício físico durante pelo menos 30 minutos, todos os dias se quiser:

  • 0-5 minutos: mudar de roupa 
  • 5-35 minutos: jogging
  • 35-45 minutos: tomar banho e vestir-se
  • 45-60 minutos: almoçar

É uma óptima maneira de aproveitar o tempo, deixando o resto do dia livre para as outras prioridades da sua vida.

Leia, estude ou trabalhe no ginásio

Outra das actuais tendências nos ginásios de hoje, é ver pessoas a lerem enquanto fazem bicicleta estática ou ouvirem podcasts enquanto correm na passadeira. Se é daquelas mulheres que não tem tempo para o exercício físico porque a carreira ou os estudos ocupam-lhe demasiado tempo, porque não levar o trabalho ou os apontamentos para o ginásio? Em forma de livro, papéis ou podcast, será um 2-em-1 perfeito.

Junte as amigas nesta missão

Em vez de marcar o almoço ou lanche semanal com as amigas, porque não agendar uma caminhada? No final da tarde (combinem encontrar-se logo no escritório de uma ou de outra, para não haver desculpas!) ou até depois do jantar – saia de casa e troque o sofá pelo ar fresco nocturno (pode sempre gravar a novela)! Em vez de ingerirem calorias, vão gastá-las e tudo isto, sem deixar de pôr a conversa em dia!

Comentários (0)