Siga-nos:

Cuidado com os cosméticos

 
Beleza

Cuidado com os cosméticos

Olhos muito maquilhados

Que fácil que é perdemo-nos com as novidades que o mundo da cosmética insiste em nos presentear – são os brilhos, os tons, as tecnologias revolucionárias, as horas de duração, as embalagens inovadoras, o design apelativo. Confessamos que é, de facto, muito fácil deixar-nos levar por toda essa beleza e mais ainda, com os seus resultados em nós… tanto até que descuidamos os seus prazos de validade ou ainda muitos outros perigos que os cosméticos escondem. Saiba quais são e previne-se, em nome da beleza.

12 pecados cosméticos

  1. Adquirir cosméticos que não se adequam ao seu tipo de pele.
  2. Aplicar qualquer produto de beleza sem lavar previamente as mãos e o rosto.
  3. Utilizar os testers das lojas – parece um contra-senso, mas o mais higiénico é pedir um pouco de fita-cola para colocar sobre a mão, testando a maquilhagem sobre a mesma e não directamente sobre a pele.
  4. Utilizar produtos que não cheiram bem ou apresentam um odor estranho ou irreconhecível.
  5. Utilizar cosméticos que mudaram de cor, estão amarelados, gordurosos, secos, granulados ou apresentam qualquer outra alteração estranha na sua textura original.
  6. Partilhar cosméticos, pincéis e aplicadores com outras pessoas.
  7. Acrescentar água ou outro líquido à maquilhagem no sentido de a fazer “render”.
  8. Utilizar cosméticos que já não se lembra quando foram comprados.
  9. Reintroduzir nas embalagens cremes ou pós que sobraram.
  10. Utilizar produtos cuja embalagem está danificada e/ou não fecha correctamente.
  11. Guardar maquilhagem em locais com temperaturas acima dos 20 graus.
  12. Utilizar produtos cuja data de validade já expirou.

Sabia que?

  • As mulheres que sofrem de alergias ou e/ou têm peles especialmente sensíveis devem renovar os seus cosméticos de 3 em 3 meses, uma vez que correm riscos acrescentados de irritação e infecção.
  • Aplicar maquilhagem em andamento agride a pele.
  • As mulheres que utilizam lentes de contacto e não dispensam a sua maquilhagem, nomeadamente a de olhos, devem optar por lentes descartáveis.
  • Os produtos de beleza embalados em bisnaga e/ou que apresentam um doseador são mais seguros no que toca a influências exteriores nocivas, uma vez que o seu contacto com o ambiente externo é reduzido.
  • Cada tipo de cosmético tem um prazo de validade diferente, que é apresentado na respectiva embalagem.
  • Existem produtos próprios para assegurar a limpeza dos pincéis de maquilhagem – procure-os nas melhores perfumarias e lojas de cosmética.

Outros truques de maquilhagem segura

  • Para manter a maquilhagem fresca e a cumprir as suas funções em pleno, é essencial que mantenha todos os pincéis e outros aplicadores limpos. Tanto os pincéis como as esponjas de maquilhagem devem ser lavadas semanalmente com água e sabão, torcidas para retirar o excesso de água e secas ao ar livre.
  • As esponjas de maquilhagem têm um prazo de validade de um mês e devem ser descartadas findo esse período ou então no momento em que começam a rasgar. Se forem bem cuidados, os pincéis de maquilhagem podem ter uma esperança de vida até três anos.
  • Certifique-se que fecha muito bem os recipientes de maquilhagem após cada utilização.
  • Em vez de tocar directamente na maquilhagem – caso dos pós ou sombras, por exemplo – utilize uma pequena colher ou deite o produto directamente na palma da mão antes de aplicar.
  • Para assegurar a longevidade dos lápis de olhos e lábios, bem como reduzir o risco de transferir bactérias para a zona dos olhos, deve afiar os lápis pelo menos uma vez por semana.
  • Alivie as irritações oculares provocadas por maquilhagem de olhos, irrigando os mesmos com recurso a soro fisiológico ou água.
Comentários (0)