Siga-nos:

A Dieta TPM

 
Saúde & Bem-estar

A Dieta TPM

Taça de morangos

A tensão pré-menstrual afeta cerca de 75% das mulheres no mundo, todos os meses! Podendo manifestar-se entre os três e os dez dias que antecedem a menstruação, esta síndrome apresenta uma variedade de sintomas desagradáveis que, felizmente, também podem ser combatidos com a alimentação certa. Chama-se Dieta TPM e deve ser a sua aliada nessa altura do mês!

A tensão pré-menstrual e a alimentação

Todas conhecemos os muitos sintomas que caracterizam a temida tensão pré-menstrual (TPM), mas nem todas sabemos que a alimentação correta pode contribuir para o alívio significativo de alguns desses mal-estares. Algumas das dicas mais simples passam por reduzir ou eliminar alguns alimentos da nossa dieta diária, nomeadamente: sal (evita a retenção de líquidos); açúcar (diminui os espasmos musculares e os níveis de ansiedade); café e álcool (combate a tensão mamária, dores de cabeça e estados de humor flutuantes). Por outro lado, deve aumentar o consumo de outro tipo de alimentos, nomeadamente: água, laticínios e hidratos de carbono complexos (fruta, vegetais, cereais integrais, feijão). Adicionalmente, aconselha-se que se coma refeições mais pequenas e mais frequentes ao longo do dia, em vez de as habituais três refeições principais.

Dieta TPM: o menu base

Criada com base em alimentos que atuam especificamente no alívio dos sintomas da TPM, o menu da Dieta TPM é simples e eficaz, saboroso e saudável. Com duas opções para cada refeição, torna-se mais fácil diversificar os alimentos ao longo dos dias que durar a TPM – felizmente, e com a ajuda desta dieta, serão certamente poucos!

Pequeno-almoço

Queijo cottage + framboesas/morangos + sumo de laranja natural
OU
Papas de aveia + leite magro + 1 fatia de pão integral

Almoço

Salmão grelhado + Salada de espinafres + 1 copo de leite magro
OU
Sanduíche de atum em pão integral com maionese light + 1 melão rosado pequeno

Lanche

Pipocas sem manteiga com cobertura de molho de chocolate light
OU
Queque integral + iogurte magro com uma pitada de mel (opcional)
OU
Tostas integrais + queijo magro

Jantar

Massa integral com molho de tomate, cogumelos, alho e cebola + mirtilos
OU
Salmão grelhado/assado + arroz integral + brócolos cozidos ao vapor + mirtilos

Comentários (0)