Siga-nos:

Guia para um bronzeado perfeito

 
Beleza

Guia para um bronzeado perfeito

Mulher de biquini

O Verão chegou e com ele os dias passados ao ar livre, na praia, no campo ou na piscina, a aproveitar o bom tempo e, claro, o sol! Nunca é demais lembrar que, embora o sol em excesso possa ser prejudicial para a nossa pele, não precisamos de passar o Verão à sombra – saiba como conseguir um bronzeado perfeito, em segurança, sem abdicar do look de deusa beijada pelo sol.

O sol faz bem à saúde

Embora seja muitas vezes alvo de críticas e avisos, o sol também traz muitos benefícios para a nossa saúde: fortalece os ossos e o sistema imunitário, regula a tensão arterial, diminui o risco de diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro, é um dos melhores antidepressivos existentes e deixa qualquer mulher mais deslumbrante, uma vez que um corpo bronzeado delineia a silhueta e ilumina o rosto. No entanto, isso não quer dizer que possa abdicar do protetor solar – este produto é a chave do sucesso de um bronzeado saudável, resplandecente e duradouro.

Protetor solar, protetor da pele

No Verão, sair de casa sem protetor solar é como sair de casa num dia de chuva torrencial, sem guarda-chuva – está desprotegida e coloca-se em risco. O seu uso na praia, piscina ou campo protege a pele contra a agressividade dos raios UV, evita os escaldões e assegura um bronzeado uniforme e invejável! Não se esqueça que, diariamente, é ainda alva de exposição solar involuntária – andar na rua, de carro ou descansar na varanda de casa também coloca a pele à mercê do sol, por isso, para evitar o foto envelhecimento da pele, adote um creme hidratante com SPF incorporado e proteja o rosto, orelhas, pescoço, decote e mãos.

Qual o melhor protetor solar?

O protetor solar deve ser escolhido tendo em conta a pigmentação natural da sua pele, assim como os seus hábitos de bronzear. Existem, no mercado, quatro níveis de proteção solar: proteção baixa (SPF 6, 10), proteção média (SPF 15, 20, 25), proteção alta (SPF 30, 50) e proteção ultra (SPF 50+), no entanto, nos dias que correm e tendo em conta a intensidade dos raios solares e a sua ação na nossa pele, não deve expor-se diretamente ao sol sem aplicar um protetor solar com um SPF mínimo de 30 – é a forma mais segura de evitar manchas, flacidez, o envelhecimento precoce da pele e ainda doenças de pele. Evite usar o protetor solar do Verão passado, ou seja, deve adquirir um novo todos os anos.  O mercado oferece uma enorme variedade de protetores solares, para todos os gostos – spray, leite, creme, gel, com texturas mais ou menos leves, algumas das quais até transparentes – tudo para facilitar a sua aplicação que, em vez de ser uma chatice, torna-se um prazer.

Bronzear com segurança

Nunca é demais lembrar as principais dicas que devem ser postas em prática a bem de um bronzear belo e seguro:

  • Antes da primeira ida à praia ou piscina, faça uma esfoliação corporal completa para livrar a pele de células mortas e outras impurezas, assegurando assim um bronzear dourado, uniforme e sem manchas.
  • Evite expor-se ao sol durante as horas de maior calor, ou seja, entre as 11 e as 16.
  • Inicie a exposição solar lentamente, ou seja, comece por alguns minutos e vá aumentando gradualmente.
  • Aplique o protetor solar antes de sair de casa e mesmo antes de vestir o biquíni – assim nenhuma parte do corpo ficará desprotegida. Seja generosa nas quantidades aplicadas.
  • Reaplique o protetor solar de duas em duas horas, sempre que der um mergulho na piscina ou no mar, ou sempre que sentir a pele a ficar muito quente.
  • Mantenha o corpo hidratado, bebendo muita água enquanto se está a bronzear.
  • Assegure-se que leva no saco da praia um chapéu que, para além de proteger a cabeça, também diminui a intensidade dos raios solares sobre o rosto e ombros. Para além disso, estão na moda e ficam muito bem com o biquíni!
  • Quer estar bronzeada e bela? Não se esqueça de mudar de posição frequentemente sempre que estiver a apanhar sol, caso contrário irá concentrar o bronzeado nas mesmas áreas do corpo. Para além de virar-se de costas ou de barriga para baixo, dê uma caminhada romântica na praia ou jogue raquetes com as amigas.
  • Outro aliado para um bronzeado perfeito é a água termal em spray: para refrescar a pele nos momentos de maior calor e retirar o sal do corpo, evitando que este seque em demasia a pele e comprometa um bronzear uniforme.
  • Mesmo nos dias mais nublados, não abdique do seu protetor solar – 90% a 95% dos raios UV penetram facilmente as nuvens, atingindo a nossa pele tal e qual um dia de sol.
  • Evite bronzear-se se tiver perfume no corpo, maquilhagem ou outros produtos cosméticos que contenham álcool – podem despoletar reações alérgicas, assim como a ingestão de medicamentos antes da exposição solar.
  • Sempre que sentir a pele desconfortável – sensação de queimadura, comichão, picadas ou vermelhidão – saia imediatamente do sol! Amanhã é outro dia…
  • Um bronzeado invejável também necessita de manutenção, por isso, não descure a aplicação de um after sun para hidratar a pele depois de um dia passado ao ar livre e para assegurar a longevidade do seu bronze.

Alternativas ao sol

Atualmente, existem muitas alternativas ao sol que garantem, mesmo assim, um bronzeado bonito e natural que não exige ficar a torrar debaixo de um sol escaldante.

  • Para conseguir uma pele dourada instantânea, sem sair de casa, os auto bronzeadores são a melhor opção – após a sua aplicação obterá, em poucas horas, o bronze de quem parece ter acabado de chegar de umas férias nas Maldivas.
  • Para quem prefere obter um bronzeado gradual e de look 100% natural, a escolha deve recair sobre os cremes hidratantes que contêm um pouco de auto bronzeador e que aplicados diariamente em todo o corpo, permitem a intensificação da cor com o passar dos dias.
  • O jet bronze é outra alternativa ao sol e consiste na aplicação de um produto auto bronzeador com recurso a um aerógrafo – uma pistola de ar comprimido – que garante uma aplicação homogénea em todo o corpo e rosto. Tratamento realizado em centros de estética e institutos de beleza, cada aplicação de jet bronze dura aproximadamente duas semanas.
  • Sabia que um bronzeado luminoso também se consegue pela boca? É verdade! Existem suplementos nutricionais solares em forma de cápsulas que estimulam a produção da melanina o que, por sua vez, permite um bronzear mais rápido, em menos tempo. Para além disso, os suplementos nutricionais solares têm outras vantagens: defendem a pele dos danos causados pelos raios UV e os seus radicais livres; combatem o envelhecimento da pele; diminuem o risco de reações alérgicas ao sol; e como a sua ação é gerada de dentro para fora, possibilitam um bronzear muito luminoso e mais duradouro. No entanto, a sua toma (que deve ser iniciada algumas semanas antes da época balnear), não dispensa a aplicação de protetor solar.
  • Embora tenham sido alvo de muitas críticas nos últimos anos, os solários continuam a ser uma opção para quem quer obter um ar bronzeado instantâneo. Se quiser experimentar, assegure-se que faça solário num centro de estética credenciado e sempre com uma exposição limitada, ou seja, poucos minutos. Esteja ainda ciente dos perigos envolvidos: os solários aumentam o risco de cancro de pele, flacidez e rugas.
Comentários (0)