Siga-nos:

Mamoplastia de redução: quando o peito é demais

 
Saúde & Bem-estar

Mamoplastia de redução: quando o peito é demais

Mulher com peito pequeno

Embora seja uma cirurgia menos procurada do que a mamoplastia de aumento, a verdade é que a mamoplastia de redução tem vindo a ganhar cada vez mais procura, principalmente por mulheres com mais de 40 anos que procuram aliviar as dores de coluna e a má postura, causadas por uma vida com seios muito grandes e pesados.

O que é?

Tal como o próprio nome indica, a mamoplastia de redução é um procedimento de cirurgia estética cujo objectivo é diminuir o tamanho dos seios. Isto é conseguido através de uma incisão em cada peito, através da qual é retirada o excesso de glândula, gordura e pele. Por vezes, a técnica de lipoaspiração é utilizada em conjunto, para remover a gordura que está a mais na axila.

Porquê?

As mulheres procuram diminuir o seu volume mamário por vários motivos, sendo o principal para aliviar o desconforto e as dores nas costas e/ou pescoço provocadas pelo peso do peito. A mamoplastia de redução também melhorará a postura destas mulheres, assim como a sua auto-estima e a forma como vêem e se sentem no seu próprio corpo.

Como é feito?

A mamoplastia de redução é uma cirurgia que requer internamento (1 a 2 dias) e anestesia geral, podendo demorar entre 3 e 4 horas. Se o volume a reduzir for pouco, a incisão será feita apenas à volta do mamilo; se for uma redução significativa, uma incisão é feita em redor da aréola, no sulco mamário e outra na zona que liga os dois primeiros. Ao remover a glândula, gordura e pele excessiva, confere-se um novo contorno aos peitos, deslocando o mamilo e a aréola para uma posição mais alta e equilibrada.

Pós-operatório

No final da cirurgia, será colocada uma faixa compressora em torno do peito que será removida, juntamente com os pontos, cerca de uma semana depois. Os primeiros dias serão marcados por algum desconforto, contusões, inchaço, dormência e pele seca, no entanto, o médico receitará um analgésico para alívio das dores. Poderá retomar as suas actividades normais (sem qualquer esforço físico) aproximadamente 2 semanas depois da intervenção, sendo que o contacto físico com os seios ou qualquer tipo de exercício físico não deve ser praticado durante o primeiro mês. No final do primeiro mês, a maior parte das contusões, inchaço e dormência também já terá passado. As cicatrizes (em forma de âncora, de “L” ou de “I”), que são permanentes, demoram alguns meses a tornarem-se esbranquiçadas e mais discretas. 

Complicações

Como com qualquer cirurgia, também a mamoplastia de redução tem riscos associados: infecção, cicatrizes espessas ou alargadas, perda de pele, mamilos assimétricos, perda permanente da sensibilidade dos mamilos ou da pele dos seios. Na consulta de avaliação deve expor ao médico todas as suas dúvidas, esperando dele uma explicação exaustiva de como se vai desenrolar toda a cirurgia, o tipo de anestesia a utilizar, as complicações envolvidas e o que esperar no período de recuperação. 

Resultados

Os resultados de uma mamoplastia de redução são permanentes e definitivos. Os seios apresentam-se completamente recuperados até 6 meses depois da intervenção cirúrgica. Claro que, com a idade, o tempo e a gravidade, os peitos podem descair ou aumentar de volume novamente com uma gravidez, por exemplo.

Quanto custa e onde fazer?

O preço de uma mamoplastia de redução ronda os €4000 e €5000 e é possível realizar esta cirurgia estética nas seguintes clínicas:

Comentários (4)
lucia leone
Quarta, 10/04/2013 - 17:57
Gostaria de fazer reparação nas mamas. Como devo proceder? Fiz cirurgia com implante de silicone, mas devido a lei da gravidade ficaram caídas. Lamentável!!!
maria gerlani de sousa
Segunda, 29/04/2013 - 00:41
gostei do assunto
maria gerlani de sousa
Segunda, 29/04/2013 - 00:42
interessante
htanery
Quinta, 27/02/2014 - 02:08
olá, pra quem tem facebook entre no nosso grupo "pueraria mirifica" e "aumento dos seios naturalmente" lá postamos bastante fotos antes e depois, e varias dicas para o aumento dos seios!! obs: selecione o endereço abaixo, copie e cole em sua barra de endereços! pois neste site sao barrados os links ;) https://www.facebook.com/groups/428212153961031/?fref=ts https://www.facebook.com/groups/aumentodosseios/?ref=ts&fref=ts