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Os melhores alimentos para combater a TPM

 
Saúde & Bem-estar

Os melhores alimentos para combater a TPM

Mulher com uma maça no ombro

Todos os meses, a tensão pre-menstrual (TPM) é responsável por uma série de sintomas que são tudo menos agradáveis: desde alterações de humor e estados depressivos, a sensibilidade nos seios e um inchaço desagradável, não é de estranhar que a maioria das mulheres receie essa altura do mês. Felizmente, a alimentação está do nosso lado e existem vários alimentos que são perfeitos para combater a TPM: tome nota!

  • Batata-doce: produtor de serotina – o químico que o nosso cérebro necessita para controlar as mudanças de humor e desejos excessivos provocados pela TPM – a batata-doce é um alimento à altura e ainda tem a vantagem de ser extremamente deliciosa! Para potenciar o seu efeito positivo sobre os sintomas da TPM, é importante consumir a batata-doce sem a adição de qualquer proteína e/ou gordura.
  • Espinafres: rico em magnésio (um copo de espinafres contém 40% da dose diária recomendada de magnésio), os espinafres são legumes extremamente eficazes no combate às dores de cabeça, fadiga e elevados níveis de stress que infelizmente caracterizam os dias marcados pela TPM.
  • Iogurte: devido à dupla cálcio-vitamina D contida nos iogurtes, estes laticínios podem reduzir consideravelmente todos os sintomas associados à TPM – alguns estudos adiantam que essa redução pode atingir os 40%!
  • Leite magro: inúmeros estudos já provaram que o cálcio presente no leite ajuda a reduzir os espasmos musculares e a tensão que marcam os dias pré-menstruais, assim como acalma outros sintomas da TPM, caso da irritabilidade, ansiedade e alterações de humor. Esses estudos foram ainda mais longe ao provar que as mulheres que bebiam 4 ou mais copos de leite magro por dia viam reduzidos para quase metade os sintomas TPM, quando comparadas com mulheres que não bebiam mais do que um copo de leite magro por semana. 
  • Bananas: as bananas são a fruta mais indicada para enfrentar os sintomas da TPM porque atuam em duas frentes – o potássio presente nesta fruta é eficaz no alívio das dores pré-menstruais; e a vitamina B6 que encontramos na banana é ótima para reduzir uma série de sintomas ligados à TPM, mas principalmente a retenção de água e os estados depressivos.
  • Nozes: igualmente ricos em magnésio, uma mão cheia de nozes é o suficiente para reduzir a irritabilidade provocada pela TPM em muitas mulheres, ao mesmo tempo que ajuda a saciar o apetite, uma vez que ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Todas sabemos os ataques de fome e desejos por doces que nos assolam nos dias da TPM, não é verdade?
  • Vinho: vários estudos já concluíram que o consumo moderado de vinho durante a semana antes do período (um copo ao jantar, por exemplo), vai contribuir para a redução das dores de cabeça e alterações de humor associadas à TPM. Uma sugestão à qual brindamos com todo o gosto!
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