Siga-nos:

O ritual dos cremes

 
Beleza

O ritual dos cremes

Cremes

Da testa às pontas dos pés, existem cremes, gels, tónicos, sérums e esfoliantes para cuidar de cada centímetro do corpo. Aliados imprescindíveis de qualquer mulher, bastam apenas alguns minutos diários para garantir uma pele macia, luminosa, sem sinais de fadiga e de envelhecimento! Já tem o seu ritual dos cremes?

Rosto resplandecente

Leite/Gel de limpeza – limpar as impurezas acumuladas ao longo do dia é o objectivo deste cosmético que retira ainda as células mortas que acabam por se instalar na superfície do rosto. Recomenda-se que este gesto seja diário e as mulheres com pele seca devem optar por espalhar um leite de limpeza no rosto e retirá-lo com um disco de algodão. Quem tiver pele oleosa deve utilizar um gel de limpeza que espalha no rosto com a ajuda de um pouco de água, criando uma espuma que é depois retirada com recurso ao H2O.

Tónico – aplicado após o gesto de limpeza, o tónico repõe o nível de pH da pele, preparando-a para receber o creme hidratante.

Creme de dia – imprescindível, vai evoluindo à medida que envelhecemos. Até aos 25 anos, o nosso rosto contenta-se com um bom creme hidratante mas, a partir dessa idade e durante a década seguinte, invista num creme de dia “anti-idade” (no que toca às rugas, mais vale prevenir do que remediar!). A partir dos 35-40 anos, no rótulo do seu creme de dia deve ler-se “anti-rugas”! Não se esqueça que nos meses de Verão o creme de dia deve incluir protecção solar – no mínimo um factor 15! Aquando da sua aplicação, não pare no queixo, vá espalhando pelo pescoço e decote… mais tarde agradecerá esta dica!

Creme de noite – é durante as horas de descanso nocturno (não é por acaso que lhe chamam o sono de beleza) que se dá a renovação celular, por isso, não se descuide na escolha de um creme de noite. Aplicado antes de se deitar, sempre numa pele limpa e tonificada, este creme deve ter uma acção profunda, para nutrir a pele eficazmente, qual bela adormecida!   

Creme de olhos – uma arma poderosa para as mulheres a partir dos 20 anos… isto se quer retardar o envelhecimento, ou seja, as rugas em torno dos olhos! Duas vezes ao dia, este deve ser o primeiro creme a aplicar: espalhe-o com movimentos circulares, ao longo da zona óssea que contorna os olhos, de dentro para fora.

Esfoliante – considerado o “tratamento choque” para o rosto, uma vez por semana convém esfoliar o rosto para retirar as células mortas que se têm vindo a acumular, escapando à limpeza diária. Normalmente composto por pequenas partículas, o esfoliante é um produto mais abrasivo, na medida em que se sente a sua acção sobre a pele – este deve ser aplicado com movimentos circulares, incidindo sobre a testa, nariz, queixo e maçãs do rosto, evitando sempre a zona dos olhos. Deixe actuar durante dois minutos, um tempo que pode ser reduzido para metade se tiver uma pele muito sensível. Retire com água tépida. O resultado? Uma pele revigorada!

Mascara – o tratamento intensivo para a pele do rosto pode ser escolhido conforme os “sintomas”: pele cansada, desidratada, flácida… A aplicação da máscara deve ser semanal e o tempo de actuação mais longo – cerca de 10 a 15 minutos – no entanto, convém seguir as recomendações específicas de cada produto.

Corpo cuidado

Creme de corpo – até aos 25-30 anos de idade, o creme de corpo deve ser hidratante e convém pelo menos uma aplicação diária após o banho, para garantir a hidratação da pele e para manter intacto o seu filme hidrolipídico.

Esfoliante – a esfoliação é um gesto precioso, que também deve ser aplicado no corpo, uma a duas vezes por semana. Para além de retirar as células mortas, deixando a pele suave, incentiva a regeneração celular. No duche, aplique o produto escolhido com uma massagem suave e circular, deixando o esfoliante actuar durante dois a três minutos, antes de retirar com água.

Creme refirmante – a partir dos 30-35 anos de idade, o corpo da mulher começa a perder firmeza com o enfraquecimento das fibras de elastina e de colagénio. Para manter “tudo no sítio”, não dispense esta maravilha do mundo da cosmética, que pode ser um refirmante específico ou integrar a fórmula de um creme hidratante, criando assim um dois-em-um perfeito!

Creme anti-celulítico – se for uma das muitas mulheres que “sofrem” de celulite, um creme elaborado especificamente para combater a pele “casca de laranja” é fundamental no seu ritual de beleza. Não se lembre dele apenas no Verão, mas sim procure aplicá-lo 365 dias por ano – com recurso a movimentos drenantes de cima para baixo – para resultados surpreendentes!

Creme anti-estrias – se as estrias são a sua dor de cabeça, faça questão de incluir um cosmético anti-estrias no seu ritual dos cremes. Se for aplicado diariamente, com recurso a massagens circulares (o que é óptimo para estimular a microcirculação!), este creme revela-se um agente poderoso porque adelgaça e disfarça o aspecto das estrias, ajudando a prevenir o aparecimento de mais.  

Creme de busto – cada vez mais procurado, este produto ajuda a manter o peito firme durante mais tempo. É aconselhada uma aplicação diária, depois do duche, principalmente a partir dos 35-40 anos de idade.

Mãos maravilhosas

Creme de mãos – não, não chega aproveitar os restos do creme de corpo que está a aplicar! Devido a todas as agressões diárias a que estão expostas, as mãos requerem cuidados específicos, por isso, escolha um creme de mãos adequado ao seu tipo de pele ou então complete o que habitualmente utiliza, com um creme regenerador de mãos para a noite! Caso não saiba, as mãos também sofrem dos efeitos negativos do fotoenvelhecimento, por isso, o ideal é a utilização de um produto que contenha um factor de protecção solar não inferior a 15!

Hidratante de cutículas – mãos descuidadas dão sempre nas vistas, por isso e para que esse não seja o seu caso, recorra a um hidratante de cutículas que, para além de afastar as cutículas das unhas, mantém-nas hidratadas, o que confere, de imediato, um aspecto cuidado às mãos e unhas. Perfeito para os dias em que não tem paciência ou tempo para a manicure!

Pés perfeitos

Creme de pés – muitas vezes descurados, os nossos pés necessitam de um tratamento tão ou mais cuidado do que o resto do corpo, até porque a pele lá em baixo é diferente e, afinal de contas, são eles que nos sustentam… literalmente! Especificamente desenvolvidos para tratar esta zona do corpo, o creme de pés deve ser aplicado depois do duche e/ou antes de se deitar para reparar e aliviá-los depois de mais um longo dia!

Comentários (3)
karynne
Domingo, 07/04/2013 - 00:39
quero fazer uma pergunta e quero ser respondida da melhor maneira possível como fazer nossos seios crescerem sem cirurgias ou cremes?? quero me sentir mais sexy e bonita mais os tamanhos dos meu seios não me satisfaz.
Daniela Santos
Terça, 30/07/2013 - 16:38
Olá bom dia! Tenho 31 anos, e estou procurando um tratamento com cremes para minha idade, pois já sinto que tenho ja sinais no meu rosto, e estou com olheiras.. Oque vc indicaria que seja bom e nao mto caro? Pois estou desempregada , e também não tenho experiencia nesta rotina de cuidar da pela..Oque seria para minha idade? Vem com tdo que preciso para um bom tratamento e ótimos resultados?
camilaagoncalvez88
Domingo, 12/10/2014 - 16:27
Karynne eu ouvi falar de um suplemento que se chama push up. Acho que se pode encomendar pela interenet :)