Siga-nos:

Óculos de sol: olhos protegidos, visual garantido

 
Moda

Óculos de sol: olhos protegidos, visual garantido

Mulher com óculos de sol

Redondos, quadrados, estilo aviador ou borboleta, em massa ou armação fina, grandes, pequenos, em múltiplas cores, com ou sem aplicações, os óculos de sol fazem tão parte do guarda-roupa feminino hoje, como os nossos jeans ou relógios preferidos. Quando procurar os seus próximos sunglasses, há três regras de ouro a ter em conta: excelente protecção para os olhos, conforto e, claro, muito estilo!

A importância dos óculos de sol

Muito mais do que um acessório de moda, os óculos escuros existem para proteger os nossos olhos dos perigosos raios solares, tanto no Verão, como no Inverno (mesmo os dias mais frios podem ter uma luminosidade muito intensa!). Da mesma forma que protege a pele contra a intensidade do sol, deve proteger os olhos contra o envelhecimento prematuro, o cancro da pele e uma variedade de lesões ou doenças oculares. Existem 3 tipos de raios ultravioletas: UVA, UVB e UVC. São todos invisíveis e, enquanto o UVC é o menos preocupante (é absorvido pela camada do ozono antes de nos afectar a nós!), o UVA não lhe fica muito atrás (sendo actualmente alvo de vários estudos relativamente à sua perigosidade!). Resta a radiação UVB, a que queima a nossa pele quando estamos demasiado tempo exposto ao sol sem protecção, ou seja, a mais perigosa. Quando comprar óculos de sol, certifique-se que estes consigam bloquear, pelo menos, 70% da luz UVB e 60% da luz UVA. Para não correr riscos, uma protecção de 98% contra ambos os tipos de radiação será o ideal.

Como escolher conforme o rosto

Para além de um modelo estiloso, é muito importante escolher óculos que sejam proporcionais ao tamanho do rosto e aqui não há que enganar: os modelos pequenos são os ideais para rostos pequenos e os modelos grandes os mais indicados para rostos grandes. O contraste é obtido com o formato da armação, ou seja, as linhas direitas favorecem rostos redondos e os óculos arredondados são perfeitos para rostos quadrados.

  • Rosto oval
    Se tem um rosto oval, pode considerar-se uma sortuda, porque, como tem uma cara simétrica, praticamente todos os estilos favorecem-lhe! Há apenas uma recomendação a fazer: não escolha modelos muito largos, porque podem sair fora do rosto, parecendo, obviamente, desadequados!
  • Rosto redondo
    Quem tem um rosto redondo, deve procurar óculos de sol que dêem a ilusão de uma cara mais fina e longa. Prefira armações da mesma largura da sua face ou maior (aqui é permitido que os óculos saiam fora do rosto!), com linhas rectas e angulares, para um perfil mais elegante e suave. Esqueça os modelos redondos, porque redondo com redondo não combina!  
  • Rosto quadrado
    Se tem um rosto quadrado, já dá nas vistas, por isso, os óculos de sol que mais favorecem este tipo de cara são as armações curvilíneas, redondas ou ovais, assim como as lentes com corte de nylon (sem armação inferior) para suavizar e definir o rosto.
  • Rosto rectangular
    Quem tem um rosto rectangular pode optar por modelos redondos, os mais recomendados para equilibrar faces com queixos ou testas proeminentes.  
  • Rosto triangular
    Se tem um rosto triangular, tem uma cara mais larga em baixo do que em cima. Para equilibrar, o ideal são óculos de sol com uma armação superior estreita e lentes redondas ou ovais, caso do modelo aviador, que lhe vai assentar na perfeição!
  • Rosto triangular invertido
    Se, ao contrário, tem um rosto triangular invertido, tem uma cara mais larga em cima do que em baixo. A harmonia é conseguida com uma armação que assente abaixo das têmperas, de preferência sem aros.
  • Rosto diamante
    Para quem tem um rosto em forma de diamante, as recomendações passam pelos estilos ovais ou sem aros, para emprestar largura acima das maçãs do rosto, complementando assim as bochechas mais salientes.

A cor também conta

Para um look perfeito, escolha os óculos de sol na cor que melhor combina com o seu tom de pele: se for morena, o preto, embora um favorito de sempre, pode conferir um ar muito pesado, ao contrário das armações metalizadas, douradas ou âmbares; se tiver uma tez clara, opte pelas armações azuis, verdes, em padrão de tartaruga ou leopardo; uma pele pálida pode ganhar outra luminosidade com uns óculos beges, âmbares ou com um toque de rosa. Relativamente à cor das lentes, engana-se se pensa que quanto mais escuras, mais protegem! Na realidade, são as lentes castanhas aquelas que permitem uma melhor qualidade de visão e de contraste entre a luminosidade e a escuridão.

Marcas mais fashion

Actualmente, a oferta de óculos de sol é tão vasta que se torna difícil escolher um só par! Desde os modelos produzidos para cadeias internacionais como a Zara, Mango, H&M e Massimo Dutti, até aos designer sunglasses há para todos os gostos e carteiras. A tendência é claramente a favor das marcas designer, estilistas conceituados e o conceito haute couture porque, ao contrário das restantes peças (roupa, carteiras ou calçado) um par de óculos de sol Prada, Louis Vuitton ou Gucci sempre ficam mais em conta. A esta lista juntam-se outros nomes, igualmente apetecíveis à primeira vista: Dolce & Gabbana, Armani, Donna Karan, Miu Miu, Balenciaga, Ralph Lauren, Chloé, Guess, Diesel, Burberry, Fendi, Roberto Cavalli, Chanel, Christian Dior e a lista continua… No entanto, há uma marca exclusivamente dedicada a eyewear que continua, ainda hoje, a fazer as delícias dos adeptos de óculos de sol – a Rayban. Muito popular na década de 80 e 90, voltou a dar que falar quando em 2005 relançou o seu famoso modelo “aviador”.

Tendências Primavera/Verão 2008

Este ano, os raios de sol vão ser protegidos por modelos ovais, redondos, aviadores e butterfly – em massa ou em armação de metal – também há uma explosão de cores em torno dos olhos. Desde os mais populares e discretos preto e castanho, passando pelos dourados e prateados, aos ousados branco, vermelho, azul, cor-de-rosa, amarelo, laranja e ainda os padrões leopardo e tartaruga! As lentes espelhadas e os modelos muito pequenos não fazem parte das tendências actuais, onde os tamanhos XL continuam em alta e as lentes em dégradé são outra surpresa para 2008. Por outro lado, se procura um par que lhe dure alguns anos, não há que enganar com a escolha de um modelo preto ou castanho.

Olhos famosos

Não há estrela de cinema, modelo ou rock star que não saia de casa com os seus sunglasses, seja de dia, seja de noite…algo que a indústria aproveitou de imediato, convidando famosos para as suas campanhas publicitárias – caso da modelo brasileira Gisele Bündchen, que emprestou os olhos e o rosto à marca de óculos de sol Vogue e, mais tarde, aos sunglasses da Dolce & Gabbana; ou o futebolista David Beckham, que esteve ligado à marca Police durante vários anos, até trocá-la pela Emporio Armani. Mas há mais: Keanu Reeves para a Fenzzo, Kimi Raikkonen para a Tag Heur e Patrick Dempsey para a Serengeti, só para dar alguns exemplos. E, claro, a nossa amiga Victoria Beckham – que não tira os seus óculos escuros nem por nada – foi ainda mais longe e desenhou a sua própria colecção de óculos de sol para a sua linha “dVb”.

Onde comprar

A experiência dita que escolher óculos de sol perfeitos requer uma compra presencial e de preferência numa óptica onde terá à sua disposição sugestões e conselhos especializados, mas se já sabe qual é o modelo que lhe fica a matar ou simplesmente tem de ter o modelo “Candy Classic” da linha “dVb” ou procura uma pechincha para um modelo designer, tente a sua sorte online:

O mistério dos óculos escuros

Não podíamos deixar de partilhar esta curiosidade: um estudo da Universidade de Londres concluiu que os óculos de sol dão, a quem os usa, um anonimato que lhes permite ver sem ser visto e, curiosamente, este “disfarce” pode levar as pessoas a fazerem coisas que não fariam se estivessem com os olhos expostos, caso do topless. O mesmo trabalho revelou ainda que o uso de óculos de sol transmite, ao sexo oposto, sinais fortes de autoconfiança e de sensualidade. Não há nada como um olhar escondido, para conferir um ar misterioso a qualquer mulher…

Comentários (1)
edilene canesso werner da costa santana
Segunda, 09/09/2013 - 18:49
quero experimentar