Siga-nos:

Prendas de Natal DIY: faça você mesma!

 
Cultura & viagens

Prendas de Natal DIY: faça você mesma!

Prendas de Natal DIY: faça você mesma!

Parte do stress natalício prende-se com a longa lista de presentes a comprar para a família, amigos e a nossa cara-metade. Nem sempre é fácil satisfazer tudo e todos com uma prenda original e carinhosa.

E se este ano inovasse e criasse os próprios presentes de Natal que vai oferecer: entre na tendência DIY (Do-it-Yourself | Design-it-Yourself) e faça você mesma! 

Compota de maçã e canela

Compota de maçã e canela

Se há algum sabor que combina com o Inverno é a junção de maçã e canela, por isso, mãos à obra e toca a fazer esta receita simples para oferecer em frascos de vidro previamente esterilizados. Pode comprar os frascos ou reutilizar aqueles que tem em casa (de polpa de tomate, feijão, azeitonas…). Numa panela, coloque o sumo de 2 limões, ½ copo de água, 1.5 kg de maçãs descascadas e cortadas, 2 colheres de chá de açúcar baunilhado, 600 gramas de açúcar e 3 paus de canela. Coloque a panela em lume brando, mexa bem, tape com o testo e deixe cozinhar durante 1h30m, mexendo regularmente para evitar que a compota se agarre ao fundo. Findo o tempo de cozedura, retire os paus de canela e passe a varinha mágica no preparado, deixando mais ou menos espesso, conforme o gosto. Coloque o lume ligeiramente mais forte e deixe cozinhar mais 20 minutos para solidificar, retire do lume e deixe a compota arrefecer antes de distribuir pelos frascos. Decore os frascos, colando um pouco de tecido sobre a tampa ou juntando uma colher-oferta; e termine com uma fita e etiqueta. Bom apetite!

Saco de compras reutilizável

Saco de compras reutilizável

As suas amigas fashionistas e ecológicas vão adorar receber um saco de compras reutilizável ou, porque não, um conjunto de dois: compre sacos de pano ou lona de diferentes tamanhos em lojas de artes decorativas e decore-os com emblemas giros, uma mensagem personalizada cosida à mão ou com a aplicação de um stencil muito cool. Coloque dentro de uma caixa, também ela reutilizável, e ofereça este presente muito amigo do ambiente!

Bálsamo de lábios orgânico

Bálsamo de lábios orgânico

Mime as suas amigas com um gloss de baunilha 100% orgânico e naturalmente perfumado. Coloque 1 colher de sopa de gel aloé vera, 1 colher de sopa de vaselina, ½ colher de chá de essência de baunilha e 1½ colher de chá de óleo de coco numa panela e aqueça em lume brando. Mexa os ingredientes continuamente até estarem todos ligados. Retire do lume, encha pequenos recipientes de vidro com este hidratante labial e deixe arrefecer antes de tapar. Coloque uma fita e etiqueta feita à mão em torno de cada frasco e esta prenda perfeita para o Inverno está pronta para oferecer!

Bijutaria bonita

Bijutaria bonita

Uma das maiores tendências DIY é, sem dúvida, a confeção de bijutaria. Fácil, divertido e muito trendy, pode oferecer às amigas, colegas de trabalho e familiares femininos tudo desde um par de brincos ou um colar, a pulseiras e anéis. As peças para a sua construção vendem-se um pouco por toda a parte e, se tiver dificuldade em começar, não faltam bons tutoriais na Internet.

Creme de mãos perfumado

Creme de mãos perfumado

Junte, num frasco de vidro, 1/3 copo de glicerina e 2/3 copo de água de rosas (encontra estes ingredientes em lojas de produtos naturais). Coloque a tampa e agite bem até assegurar que os ingredientes estão bem misturados – decore com uma fita e uma etiqueta que leia “Creme de Rosas para Mãos, 100% natural, sem conservantes, guarde no frigorífico”. As tias e as primas vão adorar este mimo perfumado para as suas mãos.

Copos cool

Copos cool

Compre um conjunto de copos baixos, de pé alto ou de martini, alguma tinta para vidro e dê asas à artista que há em si: decore os copos com formas abstratas, palavras ou frases giras, embrulhe e tchim-tchim… um conjunto de copos personalizados que qualquer pessoa vai adorar receber.

Azeite gourmet

Azeite gourmet

Compre pequenas garrafas de vidro vintage de meio litro (não se esqueça de os esterilizar antes de usar) e prepare, em casa, um delicioso azeite gourmet para oferecer às amigas ou colegas de trabalho: lave folhas de louro e ramos de tomilho, deixando-os secar bem antes de utilizar; entretanto coloque em cada frasco 1 colher de sopa de pimenta preta em grão, 5 malaguetas vermelhas secas, 3 folhas de louro e 3 ramos de tomilho, enchendo depois o recipiente com azeite virgem extra. Enfeite cada garrafa com um bonito laço de Natal.

Especiarias gourmet

Especiarias gourmet

Para as cozinheiras e os cozinheiros que constam na sua lista de compras de Natal, ofereça especiarias gourmet – extremamente fáceis de preparar e muito úteis para quem recebe, podem ser oferecidas a solo ou em conjunto com o azeite gourmet, por exemplo. Compre ou reutilize frascos de vidro esterilizados, onde vai juntar 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de cominhos em pó, 1 colher de sopa de malagueta vermelha em pó, 1 colher de sopa de pimenta preta moída e 2 colheres de sopa de colorau, misturando bem. Decore com uma fita e etiqueta que pode ler “especiarias saborosas para grelhados”.

Tricô de Inverno

Tricô de Inverno

Tricotar está na moda e se tem jeito para transformar os mais bonitos e coloridos novelos de lã em peças tão aconchegantes como cachecóis, luvas, gorros, boinas e mantas, está à espera de quê? Mãos nas agulhas e toca a fazer tricô… quem não vai gostar de receber uma prenda fashion, exclusiva e inteiramente feita à mão?

Presente guloso

Presente guloso

Tendo em conta a pessoa a quem vai oferecer este presente, compre várias embalagens das guloseimas que mais aprecia – chocolates, gomas, chicletes, bolachas – e disponha tudo num bonito cesto, envolvendo-o com papel celofane. Ate com uma fita e uma etiqueta e satisfaça os doces desejos dos seus melhores amigos. Em alternativa, encha vários recipientes de vidro ou de plástico com guloseimas e junte num cesto ou caixa reutilizável.

Créditos imagens: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
Comentários (1)
Susana Monteiro
Domingo, 29/11/2015 - 09:04
no creme de mãos com água de rosas a glicerina encontra-se em estado liquido ou podemos comprar em barra e derreter?