Siga-nos:

O que é que o seu chefe pensa de si?

 
Carreira & Dinheiro

O que é que o seu chefe pensa de si?

Não podemos negar o facto de que trabalhamos arduamente, de segunda a sexta-feira para recebermos o nosso cheque no final do mês, mas também por valorização profissional. Mas será que está realmente a dar o litro? Será que é uma boa profissional? Será que sabe o que não dizer ao seu chefe? Será que alguém repara em si num escritório cheio de gente? Saiba o que o seu chefe pensa de si.

Elogios vs. Críticas. Geralmente, os chefes tendem a expressar mais as suas críticas do que elogios, mas não deixe que isso a afete, principalmente se não houver muito nem de um, nem do outro – isso significa que está a fazer um excelente trabalho! O silêncio pode ser de ouro…

Em nome da empresa. Se o seu chefe lhe pedir para ir sozinha a um evento em nome da empresa, isto não significa que ele não quer ir consigo, mas antes que confia totalmente em si para representar, e bem, a empresa. Pode considerar este gesto um grande elogio, por isso, aproveite-o ao máximo!

Só mais uma coisa. Não há semana em que o seu chefe não lhe atribui mais uma tarefa? Acha que a detesta e só a quer ver ficar a trabalhar até mais tarde e a sofrer? Engana-se! Se é a si que lhe está a pedir, é porque sabe que você é quem pode e vai dar conta do recado. Mais uns pontos extra para si!

Chefe chateado. Se tem um chefe discreto e reservado, mas já o viu expressar frustração ou mesmo raiva à sua frente (e não direcionada a si mas a outro assunto qualquer), é porque se sente confortável o suficiente para o fazer na sua presença. Pode estar rapidamente a tornar-se numa profissional cada vez mais confiável e valorizada.

Chefe preocupado. Pequenas perguntas como "a sua mãe está melhor?" ou "como estão a correr as obras em casa" são sinais claros de que o seu chefe gosta e preocupa-se consigo e com o facto de a sua vida pessoal estar a correr a 100%. Já se sabe, a vida pessoal afeta a vida profissional e vice-versa… e todos os diretores querem que sejamos felizes no trabalho.

Qual é a sua opinião? Se o seu chefe a procura cada vez mais para opinar sobre o rumo deste ou daquele departamento, sobre o lançamento de um novo projeto ou sobre os currículos de colaboradores a recrutar, então não há que enganar: não só valoriza o que pensa, como confia nas suas opiniões.

Preciso de ajuda. Por incrível que possa parecer, os chefes nem sempre têm as respostas para todas as perguntas, nem as soluções para todos os problemas, por isso, se o seu diretor se virar para si e disser as palavras mágicas "preciso da sua ajuda", isso diz muito sobre o seu valor, mas também indica uma relação profissional cada vez mais sólida.

Posso ir de férias? Se o seu chefe parecer tudo menos contente quando lhe diz que pode tirar uma semana de férias, isso não quer dizer que é uma péssima profissional, mas antes que a sua ausência vai ser notada. Agora, se ele lhe sugerir duas semanas em vez de uma, pode ter que repensar a sua estratégia profissional, porque parece que pode estar a tornar-se indispensável.

Futuro promissor. Quando o seu chefe fala no futuro e no crescimento da empresa, faz questão de inclui-la, não apenas como mais uma colaboradora, mas como uma parceira – alguém que vai ter uma parte integrante nesse sucesso vindouro, o que só pode ser visto como bom para ambos!

Comentários (1)
marcielle padilha
Domingo, 06/01/2013 - 06:28
muito bom gostei...