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Regresso às aulas, ao trabalho e ao ginásio!

 
Saúde & Bem-estar

Regresso às aulas, ao trabalho e ao ginásio!

Mulher a fazer ginástica com bola

O Verão já se despediu, os casacos sobrepõem-se às t-shirts e os sapatos substituem as sandálias… o nosso corpo volta a estar camuflado mas isso não quer dizer que o podemos esquecer! A corrida desenfreada ao ginásio no primeiro raio de sol pós-Inverno não deve ser um momento anual, mas antes uma rotina para a vida.

Não desista da actividade física só porque já não anda de biquíni e as calças largas (que estão novamente na moda) são perfeitas para esconder qualquer deslize! Os dias curtos e os meses cinzentos que se avizinham fazem mais do que gelar o nosso corpo, entristecem a nossa alma e sugam as nossas energias. Há que reclamá-las de volta, o nosso bem-estar assim o exige! Com tantas modalidades por onde escolher (vai certamente apaixonar-se por uma ou até mais!), seja no ginásio ou no conforto da sua casa em frente ao DVD, há que suar… é por uma boa causa. Opções de A a Z, para que não haja desculpas!

  • ABS – sessão curta mas intensa, tal como o próprio nome indica, trabalha exclusivamente a zona abdominal através de uma série de exercícios distintos.
    Os seus poderes – para além de tonificar a (sempre problemática) barriguinha, é excelente para fortalecer não só a zona abdominal, mas a lombar também.

  • Aero Latinas – a junção de técnicas aeróbicas e passos de dança latino-americanas como samba, salsa, mambo, merengue, rumba e cha-cha resulta numa aula de movimentos coreografados viciantes, a um ritmo que nunca mais vai querer largar.
    Os seus poderes – é um excelente exercício cardiovascular, tonificando significativamente a massa muscular, melhorando a coordenação motora e expressão corporal.

 

  • Body Attack – modalidade bastante exigente, combina exercício aeróbico com trabalho de força e estabilidade.
    Os seus poderes – para além de queimar muitas calorias (sendo uma ajuda preciosa em programas de perda de peso), melhora a resistência geral do corpo, tonificando-o em simultâneo.

 

  • Body Balance – junta técnicas de pilates, yoga e tai-chi, nomeadamente alongamentos, poses e equilíbrios.
    Os seus poderes – é um poderoso destressante que tem ainda outros benefícios: tonifica a região abdominal e lombar, promove a flexibilidade do corpo e melhora a postura.

 

  • Body Combat – os movimentos de diferentes artes marciais – como o karaté, taekwondo e boxe – são executados em coreografias simples e fáceis de aprender.
    Os seus poderes – para além das técnicas de autodefesa (que dão sempre jeito!), queima muitas calorias, ao mesmo tempo que desenvolve a flexibilidade e agilidade do corpo, fortalecendo principalmente pernas e braços. E isto para não falar no descarregar de energias negativas, altamente saudável!

 

  • Body Jam – o corpo exercita-se ao som de música mexida e ao passo de movimentos provenientes das danças techno, hip-hop, disco, groove, funk, broadway, jazz, latinas e caribenhas, naquilo que mais parece uma divertida aula de dança!
    Os seus poderes – um excelente treino cardiovascular e eficaz no combate à celulite, traz também benefícios ao nível da coordenação, agilidade e expressão corporal.

 

  • Body Pump – esta modalidade combina exercício aeróbico (cardiovascular) e anaeróbio (muscular), sendo que as sessões incluem, naturalmente, o trabalho com pesos e barras.
    Os seus poderes – trabalha todos os grupos musculares, tonificando o corpo e aumentando a sua resistência.

 

  • Body Step – a aula tradicional de step ganha um novo fôlego, com coreografias atléticas e “puxadas”… para quem não tem medo de suar!
    Os seus poderes – um excelente treino cardiovascular, com especial incidência sobre a tonificação das pernas e nádegas; queima muitas calorias, mas não só: aumenta a força muscular e melhora a postura e a coordenação motora.

 

  • Capoeira – mistura harmoniosa entre dança e luta, os movimentos desta modalidade brasileira alternam entre rodas, pinos e mudanças de posição súbitas.
    Os seus poderes – um destressante físico e mental, potencia a actividade cardiovascular, tonificando os membros inferiores e aumentando a flexibilidade geral do corpo.

 

  • Cardio Dance – o ritmo emprestado pelos sons jazz e afro, aliado a picos de energia máxima e mínima, fazem deste um treino cardiovascular intenso.
    Os seus poderes – recomendando para quem quer perder peso, é ainda eficaz nas áreas da tonificação muscular, coordenação motora e expressão corporal.

 

  • Core Training – esta modalidade recorre ao uso de uma plataforma móvel e instável, proporcionando assim um treino intensivo e nada monótono, onde a capacidade de resposta é tudo! Por vezes, inclui-se ainda outro aparelho – o “slide”, cuja superfície é estável mas escorregadia.
    Os seus poderes – põe à prova e melhora a força, a flexibilidade e o instinto natural do corpo, essencial para que se possa defender de possíveis lesões; é ainda crucial no desenvolvimento e fortalecimento do equilíbrio do corpo.

 

  • Dança do ventre – cada vez mais procuradas, as danças arábias juntam o útil – movimentos precisos e ritmados – ao agradável – exercício físico, sem o sacrifício!
    Os seus poderes –
    altamente tonificante e refirmante, modela a zona abdominal e lombar, sem esquecer as nádegas; é excelente para a postura e flexibilidade corporal, mas também para a auto-estima!

 

  • GAP – significa “glúteos, abdominais e pernas” e são estes o objecto da sua “tortura”! Como esta é uma aula intensa e muito localizada, é também mais curta!
    Os seus poderes – tonifica e fortalece glúteos, abdominais e pernas obviamente!

 

  • Hip-Hop – também conhecida com funky, esta aula de dança pura é tão divertida quanto estimulante! Os saltos (hop), juntamente com os movimentos dos quadris (hip), com ou sem coreografia, põem todos a mexer!
    Os seus poderes – um óptimo libertador de stress, ganha ainda pontos ao nível do treino cardiovascular e dos resultados em termos de coordenação, agilidade e expressão corporal.

 

  • Pilates – mais zen, mas igualmente eficaz, trabalha todo o corpo graças a movimentos e alongamentos executados devagar e de forma controlada, normalmente com a pessoa deitada sobre um tapete ou com recurso a uma bola gigante.
    Os seus poderes – trabalha intensivamente a zona abdominal e lombar, fortalecendo os músculos, a flexibilidade e melhorando a postura geral; é ainda indicado para quem sofre da coluna, está a recuperar de alguma lesão ou simplesmente a retomar a actividade física depois de um longo período de sedentarianismo.

 

  • RPM – esta modalidade (que significa “Raw Power Motion”) é praticada sobre uma bicicleta estacionária e ao som de música muito estimulante, alternando entre posturas, velocidades e intensidades.
    Os seus poderes – um óptimo queimador de calorias, trabalha intensivamente as pernas, nádegas, abdominais, braços e zona lombar e traz grandes benefícios no que toca ao fortalecimento do sistema cardiovascular e pulmonar.

 

  • Swiss Ball – uma sessão de intensidade baixa-moderada, composta por exercícios específicos e localizados, sendo realizada com recurso a uma bola de borracha insuflada.
    Os seus poderes – tonifica todas as zonas especificamente trabalhadas e melhora a postura corporal.

 

  • Tai-Chi – à semelhança de outras artes orientais, também esta visa o equilíbrio entre corpo, mente e alma, conseguido graças à combinação de movimentos circulares e uma respiração delicada.
    Os seus poderes – uma excelente forma de combater o stress e encontrar a serenidade, é ainda poderoso na melhoria da postura e da flexibilidade corporal, ao mesmo tempo que potencia o sistema cardiovascular.

 

  • Trekking – esta aula é toda ela executada sobre a passadeira onde as variáveis são a distância, a velocidade, a intensidade e a inclinação – definidas de acordo com a forma física da pessoa e os objectivos a atingir.
    Os seus poderes – tonifica e refirma o corpo em geral, fortalecendo o sistema cardiovascular.

 

  • Yoga – uma modalidade mais tranquilizante e de ritmo lento, que junta uma técnica de respiração específica com a execução e manutenção de posturas bem definidas.
    Os seus poderes – o sistema respiratório é altamente beneficiado, assim como a postura em geral e a flexibilidade do corpo; para além disso, busca um equilíbrio contínuo entre o nosso interior e exterior.
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